Blog InfoMoney

Painel Contábil

Em blogs / contabilidade / painel-contabil

Adeus à forma tradicional de fazer carreira – parte 2

Tive a oportunidade de falar, no artigo anterior, sobre a queda na oferta de empregos celetizados versus a crescente oferta de cursos presenciais no Brasil e um leitor questionou: O que as pessoas estão fazendo para enfrentar esta nova realidade? Quais os possíveis caminhos a seguir? Caro Daniel, suas questões são muito pertinentes e vou buscar respondê-las brevemente, a partir de algumas referências.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Entrevista de emprego
(Shutterstock)

Tive a oportunidade de falar, no artigo anterior, sobre a queda na oferta de empregos celetizados versus a crescente oferta de cursos presenciais no Brasil e um leitor questionou: O que as pessoas estão fazendo para enfrentar esta nova realidade? Quais os possíveis caminhos a seguir? Caro Daniel, suas questões são muito pertinentes e vou buscar respondê-las brevemente, a partir de algumas referências.

Uma pesquisa realizada em janeiro de 2017 pela Vagas Online (Fonte: Elancers, fevereiro de 2017) revela que 47% dos profissionais estão insatisfeitos com seu emprego, seja pelas atividades que realizam, seja pela remuneração. E mais 33% estão insatisfeitos quando se fala diretamente sobre remuneração. Em geral, mulheres estão mais insatisfeitas tanto com a carreira com a remuneração (49%). No entanto, há aqueles que estão satisfeitos com a carreira, mas insatisfeitos com a remuneração: cerca de 35% dos homens (35%), ante os 30% das mulheres. Ou seja, uma alta insatisfação até mesmo para aqueles que estão alocados como CLT. O que fazer então?

Perdoem-me os puristas, mas “pensar fora da caixinha” é fundamental. Primeiramente, comece a conectar-se com pessoas que estão em segmento ou na área para a qual você planeja migrar. Mas isto precisa “extrapolar” o mundo virtual. Feitas as conexões e atualizações em uma das redes sociais mais conhecidas pelo enfoque profissional, o próximo passo é provocar contatos pessoais para falar sobre trabalho, o mercado, o segmento e prospectar novas ideias e soluções para este momento.

Em um segundo momento, amplie seus horizontes e conheça novos caminhos e segmentos de atuação. Busque continuar os estudos, com algo que amplie seus conhecimentos e abra oportunidades para uma carreira futura. Pode ser um curso rápido de extensão para você se atualizar ou aquela pós-graduação que vem sendo adiada há tempos. Foi quando optei pelo Doutorado no exterior, que me permitiria tanto ter uma experiência com outras realidades, quando ampliar os meus contatos e me preparar para um futuro numa carreira como docente.

Não por acaso, decidi investir um coaching profissional, para me ajudar a traçar este novo momento. Obviamente, tive que novamente “pensar fora da caixinha” a que estava acostumada. “Por que não pensar em um trabalho de Consultoria?”, ela me perguntou.  E logo as novas oportunidades começaram a acontecer, com propostas aceitas em duas escolas renomadas, um trabalho que me permitiria gerenciar o tempo em função das minhas atividades acadêmicas e profissionais.

Confesso que este caminho não foi completamente planejado: tive algumas “decepções” com antigos contatos, dos quais eu esperava mais, mas como aquele que costuma olhar para a “metade cheia do copo”, logo me tornei consultora na área que mais amo trabalhar. Outras pessoas podem complementar este depoimento com suas experiências, que certamente são diferentes da minha. Se você ainda tem seu emprego CLT, mas deseja migrar de carreira ou transitar por uma nova forma de vida, meu conselho é “comece já”. Se não há mais tantos empregos formais, certamente ainda há muito trabalho por fazer!

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Luciane Reginato

​​ É professora da FEA/USP. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com imersão em pesquisa em Montreal/Canadá, e doutora em controladoria e contabilidade pela USP.

InfoMoney Blogs

Marta Grecco

Doutora em Administração de Empresas pelo Mackenzie com doutorado-sanduíche na Universidad de Salamanca (Espanha), mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e graduada em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da FIPECAFI e professora na FUNDACE e no CRC-SP.

InfoMoney Blogs

Valdir Domeneghetti

Mestre em Administração pela FEA-RP/USP. Especialista pela FIPECAFI/USP em Auditoria Interna e também em Gestão de Negócios de Atacado. Graduado em Administração. Funcionário do Banco do Brasil por 26 anos tendo atuado nas redes de Atacado/Varejo e Auditoria Interna.

InfoMoney Blogs

Paschoal Russo

Doutor em Ciências Contábeis e Controladoria pela FEA / USP, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), MBA em Finanças pela FIA (FEA/USP) e Graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Universitário da FEI de São Bernardo do Campo - SP. É professor da FIPECAFI (FEA / USP) e da FIA.

InfoMoney Blogs

Fipecafi

Fundada em 1974, a Fipecafi - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras - é hoje uma das principais instituições de ensino e pesquisas do segmento de contabilidade, finanças, auditoria e atuária. Ligada ao departamento de contabilidade e atuária da FEA/USP, oferece cursos de graduação, pós-graduação, MBA, mestrado profissional, extensão, educação executiva, e-learning e In Company.

InfoMoney Blogs

Ana Braun Endo

Jornalista, especialista em Marketing e mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. É doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e em Gestão da Informação pela Universidade nova de Lisboa. É professora convidada em programas de pós-graduação lato sensu e consultora de marketing educacional na FIPECAFI/FEA-USP e na PUC-Campinas.

InfoMoney Blogs

Wellington Rocha

Bacharel em Contabilidade pela Universidade de São Paulo. Mestrado e doutorado em Controladoria e Contabilidade, também pela USP, com foco em Gestão Estratégica de Custos. Formado pela Harvard Business School em aplicação do Método do Caso no ensino de Administração. É coordenador do Laboratório de Gestão de Custos da USP e membro do corpo docente do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É também autor ou coautor de 46 artigos publicados em periódicos e mais de 40 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Apresentou mais de setenta palestras no Brasil e no exterior.

Contato