INFOMORNING NO AR Vale compra 45% da Cemig na Aliança Energia; Amazon amplia investimento na Anthropic

Vale compra 45% da Cemig na Aliança Energia; Amazon amplia investimento na Anthropic

Fechar Ads

Ou você INOVA ou você MORRE!

No ramo automotivo, o grau de inovação é determinante para o sucesso do seu produto!
Por  Raphael Galante
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caro leitor; digníssima leitora; encerrado 3/4 do ano, o setor automotivo continua a sua viagem em mar calmo, apesar do céu turbulento em que nos encontramos!

O que temos nesse ano?

De janeiro a setembro, vendemos 1,800 milhões de carros contra 1,574 milhões sobre o mesmo período do ano passado, um crescimento de 13,1%. No mês de setembro – apesar do mês curto (19 dias úteis) – tivemos 205 mil carros vendidos, o que representou um crescimento de 5,75% sobre setembro do ano passado, onde tivemos 193,6 mil carros vendidos.

Sobre o mês de agosto, rolou uma retração de 14,4%, um volume de 239 mil carros. E agosto é aquele mês chato (com os seus 127 dias) que não termina nunca!

Mas o foco deste post é: QUEM NÃO INOVA, MORRE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E no setor automotivo, como diria o Arnaldo: a regra é clara!

Vamos a alguns exemplos:

O segmento de Hatch pequeno está com crescimento de 8%. Neste ano, foram quase 700 mil veículos vendidos, o que corresponde por 39% de tudo o que foi comercializado.

E aí, a grande pergunta é: O que está gerando o crescimento deste segmento?  – Foram as inovações/lançamentos. Em resumo, você possui alguns produtos que estão puxando para cima, os quais: Fiat/Argo; Renault/Kwid; VW/Polo e Toyota/Yaris. São veículos que possuem no máximo 1 ano de vida! E os demais modelos? Tirando o Onix e Ka (que são veículos para locadoras), todos os demais estão capengando nas vendas. Veja a imagem abaixo:

O mesmo é válido para o segmento de SUV. O mercado de SUV está com crescimento de 26%. Neste ano, foram mais de 365 mil SUV’s  vendidos; e compõem 21% de todos os carros que vendemos. Tirando o Jeep Compass (via CNPJ) que está fora da curva, os grandes destaques são:  Nissan Kicks; Renault Captur; GM Tracker e Kia Sportage. No caso da Tracker, a última plástica que fizeram deu uma revigorada no produto. No caso do Sportage, bastou você tirar o governo do mercado (a super tributação) que o carro encontrou o seu lugar ao sol!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, mas não muito importante, temos o segmento de Sedan Pequeno, que vendeu 275 mil carros (crescimento de 19%) e representa 16% de todos carros vendidos – Somando os três segmentos apontados, temos uma representação de 75% do total.

Quem salva esse nicho? São o VW/Virtus; Fiat/Cronos; Toyota/Yaris Sedan e os carros de locadoras –  Nissan/Versa e o Ford/Ka Sedan. Os demais estão patinando… Mas patinando ladeira abaixo!

No concorrido mercado automotivo, o processo de inovação é fundamental para o sucesso!  Tanto é assim que as marcas que estão com os maiores crescimentos neste ano são as que mais inovaram! VW com crescimento de 33,8%; Nissan com evolução de 33,3% e a francesa Renault com +24,2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui!

Ou me segue lá no facebook aqui.

=)

Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

Compartilhe

Mais de O mundo sobre muitas rodas