Fechar Ads
STOCK PICKERS Invista na Vale, fuja do Bitcoin e acredite no agro: onde ganhar dinheiro em 2024

Invista na Vale, fuja do Bitcoin e acredite no agro: onde ganhar dinheiro em 2024

Bitcoin Hub, o novo projeto do ITS para a difusão da tecnologia no Brasil

Com o objetivo de propiciar um maior conhecimento sobre o fenômeno Bitcoin no Brasil, foi criado o Bitcoin Hub, um centro de discussão que buscará fomentar pesquisas, discussões e a difusão da tecnologia do Bitcoin em território nacional. O idealizador dessa louvável iniciativa é Gabriel Aleixo, coordenador de projetos do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), onde vem pesquisando e difundindo informações sobre moedas digitais, criptografia e privacidade desde 2013.
Por  Fernando Ulrich
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Com o objetivo de propiciar um maior conhecimento sobre o fenômeno Bitcoin no Brasil, foi criado o Bitcoin Hub, um centro de discussão que buscará fomentar pesquisas, discussões e a difusão da tecnologia do Bitcoin em território nacional. O idealizador dessa louvável iniciativa é Gabriel Aleixo, coordenador de projetos do Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), onde vem pesquisando e difundindo informações sobre moedas digitais, criptografia e privacidade desde 2013. Conforme o release oficial:

“O projeto reúne curiosos e especialistas para discutir o funcionamento e o impacto das criptomoedas no mundo, dentre elas a mais famosa e precursora da tecnologia: o Bitcoin. A partir de encontros presenciais realizados no Rio de Janeiro, em especial na sede do ITS, o grupo torna pública uma conversa que surgiu há 4 anos entre os membros do ITS, que vem acompanhando o enorme debate internacional sobre o tema, e que quer agora aprofundá-lo no Brasil.”

Por sinal, uma dessas conversas ocorreu em abril do ano passado, no terceiro “Varandas ITS” – o Varandas é uma série permanente de eventos, em clima informal, organizada sempre na varanda da sede do ITS. Nesse evento, Gabriel Aleixo recebeu Alexandre Linhares (membro do Clube de Roma, pesquisador e professor da EBAPE/FGV) e Gustavo Chamati (CFO do MercadoBitcoin) para uma excelente discussão sobre o que a inovação do Bitcoin tem a nos ensinar. Vale a pena conferir na íntegra:

Voltando ao Hub, segundo Gabriel: “A principal motivação desse projeto é trazer para o Brasil uma conexão com o movimento global de promoção da tecnologia e dos princípios do Bitcoin, como a descentralização e o caráter aberto de seu desenvolvimento. Num contexto em que a liberdade e a autonomia das pessoas estão ameaçadas, especialmente quanto ao controle que elas têm sobre o próprio dinheiro e sobre sua privacidade online, é importantíssimo darmos um passo além em relação ao Bitcoin no Brasil”.

O Bitcoin Hub é um espaço físico e digital que conecta especialistas e curiosos em criptomoedas. Pretende-se trazer grandes nomes das mais diversas frentes para falar com as pessoas, tanto presencialmente (no Rio de Janeiro) quanto online, por meio do streaming.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia é realizar duas reuniões por mês, uma de acompanhamento geral da tecnologia; outra com eixo temático, onde serão abordados assuntos tão diversos quanto marketing, segurança financeira, games, turismo, entre outros.

Nesta quinta-feira (dia 12/03) às 18h30, ocorrerá o lançamento oficial do Bitcoin Hub na sede do ITS, em um evento que contará com a participação do idealizador do projeto, Gabriel Aleixo, Ronaldo Lemos (diretor do ITS e apresentador do programa Navegador da GloboNews), Marco Agner (desenvolvedor de softwares) e Gabriel Menegale (publicitário, em formação, com especial interesse em tecnologia e em iniciativas pró-liberdade). Os interessados podem se inscrever neste link. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas.

“Com essa iniciativa, queremos não apenas divulgar a tecnologia como uma solução voluntária para os mais variados problemas sociais”, conclui Gabriel, “mas também permitir que qualquer indivíduo aprenda as possibilidades práticas que o Bitcoin abre para o seu campo de atuação profissional ou na sua vida privada”.

Esse é mais um importante passo para a difusão nacional de uma das descobertas tecnológicas mais transformadoras deste século. Longa vida ao Bitcoin Hub.

Fernando Ulrich Fernando Ulrich é Analista-chefe da XDEX, mestre em Economia pela URJC de Madri, com passagem por multinacionais, como o grupo ThyssenKrupp, e instituições financeiras, como o Banco Indusval & Partners. É autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital” e Conselheiro do Instituto Mises Brasil

Compartilhe

Mais de Moeda na era digital

Moeda na era digital

Fidelity Digital Assets, um novo gigante no mercado de criptoativos

Na última segunda-feira, dia 15 de outubro, a Fidelity Investments -- uma gigante do mercado financeiro americano com US$ 7,0 trilhões de ativos sob gestão -- anunciou sua mais recente iniciativa: a Fidelity Digital Assets, uma empresa voltada a atender clientes institucionais com soluções profissionais de execução e custódia de ativos digitais.