Blog InfoMoney

Moeda na era digital

Em blogs / cambio / moeda-na-era-digital

Pagando suas contas com bitcoin

Umas primeiras perguntas que as pessoas fazem quando conhecem o bitcoin é: mas o que posso comprar com bitcoin? Onde posso usá-lo? No Brasil, especificamente, os estabelecimentos que aceitam bitcoins ainda são escassos. Mas graças a empreendedores atentos às oportunidades de mercado e ávidos em aproveitá-las, esse cenário aos poucos vai mudando.

Umas primeiras perguntas que as pessoas fazem quando conhecem o bitcoin é: mas o que posso comprar com bitcoin? Onde posso usá-lo? No Brasil, especificamente, os estabelecimentos que aceitam bitcoins ainda são escassos.

Mas graças a empreendedores atentos às oportunidades de mercado e ávidos em aproveitá-las, esse cenário aos poucos vai mudando.

Um exemplo recente sensacional é o PagueComBitcoin.com, uma iniciativa de Gabriel Rhama e Thiago Margarido que permite a qualquer usuário da criptomoeda pagar diversas contas com ela de forma extremamente rápida e fácil.

Aliás, é mais simples que pagar pelo internet banking do seu banco. E você nem precisa ser correntista de banco algum para pagar um boleto no PagueComBitcoin. As taxas do serviço são bastante competitivas, fazendo dessa alternativa de pagamento uma opção muito atrativa para os usuários.

Neste primeiro momento, a plataforma possibilita o pagamento de boletos bancários e recarga de celulares. Mas certamente novas facilidades serão adicionadas no futuro.

Para Gabriel, empresário e designer, o objetivo com o projeto foi “criar um meio fácil e prático para usar a moeda em um ambiente real, quebrando esses paradigmas e deixando o virtual mais palpável”. Porque, como afirma Gabriel, “para o ecossistema ficar forte, a moeda precisa ser usada, e não ficar no buy and hold”.

E para isso se tornar realidade, Thiago – o outro sócio do negócio e programador de sistemas – garante que há planos para “expandir mais e mais, com produtos e serviços a serem lançados no futuro”. Segundo ele, “A iniciativa é facilitar o uso do bitcoin estando fora ou dentro do brasil”.

Portanto, é bem possível que no futuro você possa pagar qualquer conta com a moeda digital. Futuramente, é plenamente plausível que o bitcoin faça parte do seu dia a dia, assim como o e-mail ou a internet.

Em alguns anos, a pergunta “O que podemos comprar com bitcoin?” não será mais feita aos usuários; na verdade, os consumidores é que serão os incrédulos ao questionarem seus comerciantes do cotidiano: “Como assim? Você ainda não aceita bitcoins? Está esperando o quê?”.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

 

perfil do autor

InfoMoney Blogs

Fernando Ulrich

Fernando Ulrich é Analista-chefe da XDEX, mestre em Economia pela URJC de Madri, com passagem por multinacionais, como o grupo ThyssenKrupp, e instituições financeiras, como o Banco Indusval & Partners. É autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital” e Conselheiro do Instituto Mises Brasil

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Moeda na era digital

Contato