Fechar Ads

Uma ameaça às exchanges de Bitcoin

Não, não estou me referindo a nenhuma brecha ou bug do sistema. A ameaça é, na verdade, de natureza mercadológica e pode impactar diretamente o negócio das exchanges tradicionais.
Por  Fernando Ulrich
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Não, não estou me referindo à brecha do protocolo (a “transaction malleability”) usada como justificativa para os problemas da Mt.Gox. Tampouco me refiro aos ataques realizados por algum (ou alguns) hacker(s), em que essa brecha foi explorada afetando diversas exchanges ao redor do globo. Como explica Gavin Andresen, desenvolvedor líder do Bitcoin, “Isso é um ataque de negação de serviço (denial-of-service attack); mas quem está fazendo isso não está roubando bitcoins, apenas impedindo que as transações sejam confirmadas”.

Essa brecha de sistema não é nenhum erro ou bug fatal, como muitos já prognosticaram, apenas algo que precisa ser tratado – especialmente pelo lado das exchanges que utilizam softwares próprios para se comunicar com a rede do Bitcoin.

A ameaça, em realidade, é de natureza mercadológica, tem nome e pode impactar diretamente o modelo de negócios das exchanges tradicionais. Ela se chama Switchless, uma empresa de tecnologia com sede em Cingapura.  Seu negócio? “Desenvolver software empresarial de Bitcoin para os bancos globais líderes, gestores de private wealth e corretoras, facilitando o acesso de seus clientes ao Bitcoin”.

Já imaginou um grande banco oferecendo a compra e venda de bitcoins como qualquer outro produto financeiro? Pois é, o Standard Bank da África do Sul – o maior daquele país – revelou nesta quarta-feira durante a Finovate Europe 2014 o seu projeto-piloto com a Switchless.

Só posso concordar com o diretor-executivo da Bitcoin Foundation, Jon Matonis, quando ele afirma que essa inovação “ameaça as exchanges de Bitcoin mais do que os reguladores”.

Os outros desdobramentos no mundo do Bitcoin que isso pode ter, só podemos especular. Mas certamente deverá levar a uma ampliação do uso da moeda digital ao redor do mundo.

Fernando Ulrich Fernando Ulrich é Analista-chefe da XDEX, mestre em Economia pela URJC de Madri, com passagem por multinacionais, como o grupo ThyssenKrupp, e instituições financeiras, como o Banco Indusval & Partners. É autor do livro “Bitcoin – a Moeda na Era Digital” e Conselheiro do Instituto Mises Brasil

Compartilhe

Mais de Moeda na era digital

Moeda na era digital

Fidelity Digital Assets, um novo gigante no mercado de criptoativos

Na última segunda-feira, dia 15 de outubro, a Fidelity Investments -- uma gigante do mercado financeiro americano com US$ 7,0 trilhões de ativos sob gestão -- anunciou sua mais recente iniciativa: a Fidelity Digital Assets, uma empresa voltada a atender clientes institucionais com soluções profissionais de execução e custódia de ativos digitais.