Fechar Ads

FGTS: que tal investir em você?

Uma sugestão que pode fazer o seu FGTS, sacado das contas inativas, ter um retorno imensurável!
Por  José Faria Júnior -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caro leitor!

Desta vez eu vou falar sobre planejamento financeiro pessoal e trazer uma nova ideia sobre o que você poderia fazer com os recursos sacados das contas inativas do FGTS. Minha sugestão é muito diferente do senso comum, que se resume a três pontos básicos:

1-     Se tiver dívidas, especialmente bancárias, o ideal é pagá-las o quanto antes, pois os juros são muito elevados;

2-     Se não tiver dívidas, invista preferencialmente no longo prazo – as sugestões passam pela previdência privada (planos na modalidade VGBL) aos títulos públicos indexados ao IPCA (“Tesouro IPCA”);

3-     Evite gastar em produtos de consumo, mesmo que as propagandas sejam muito convidativas.

O que você não pode esquecer é que a decisão de como usar o dinheiro das contas inativas é pessoal. Até concordo que a prioridade deveria ser o pagamento de dívidas e que o ideal é evitar gastar os recursos em produtos de consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A minha sugestão é para quem vai sacar o FGTS e está sem dívidas, e ela não tem nada a ver com aplicações no mercado financeiro, que possivelmente terão retornos limitados (por exemplo, títulos “Tesouro IPCA” vão render um pouco acima de 5% ao ano além da inflação – isto sem considerar os custos e o imposto de renda). Eu sugiro um investimento com retorno imensurável: invista em você mesmo, em educação formal ou qualificação profissional, afinal, a cada dia a aposentadoria está mais distante e os gastos do governo em educação estão cada vez mais limitados. Assim, por que não investir no que você tem de melhor: a sua vida!

Esta sugestão é válida para todos, mesmo para quem está próximo da aposentadoria, pois é possível investir na busca de uma nova profissão para fins de complemento de renda ou até mesmo em um hobby.

Listo algumas sugestões abrangentes e válidas para qualquer valor, idade ou profissão:

1-     Compra de livros didáticos;

2-     Cursos profissionalizantes;

3-     Cursos de idiomas;

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4-     Cursos pela internet – há várias ofertas de cursos gratuitos, mas há bons cursos a distância com preço mais acessível do que o de um curso presencial;

5-     Cursos presenciais, que agregam a vantagem de conhecer e se relacionar com outras pessoas, aumentado o seu network;

6-     Intercâmbio no exterior;

7-     Curso de graduação ou pós-graduação, desde que o valor do saque seja suficiente para pagar parte do curso e aí você faz o seu planejamento de fluxo de caixa, identificando despesas desnecessárias e, ao contar com uma receita extra, pode proporcionar um salto maior em sua carreira!

Qualquer que seja a sua escolha, é extremamente importante buscar instituições sérias e cursos com ótima reputação e compatíveis com a sua carreira atual ou com uma carreira que deseja! Afinal, este dinheiro só será usado uma única vez e, assim, precisa ser muito bem investido!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este é o meu recado de hoje. Pense nisto com muito carinho!

Compartilhe

Mais de De olho no dólar

De olho no dólar

Trump pode mudar o rumo do dólar no Brasil

Mercado ansioso para acompanhar no dia 11 de janeiro a primeira coletiva de imprensa de Trump, que tomará posse como Presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro. Se Trump mantiver as suas promessas de campanha, há espaço para apreciação do dólar no Brasil.