Aluguel atinge queda de 0,9% em junho

Os contratos de aluguel residencial assinados em junho na cidade de São Paulo registraram uma redução de 0,9% em junho, em comparação com o mês anterior.
Blog por Andressa Valli  

 

Em 12 meses, queda atinge 1%. É a primeira vez, desde 2005, que o índice acumulado em 12 meses é negativo.

Os contratos de aluguel residencial assinados em junho na cidade de São Paulo registraram uma redução de 0,9% em junho, em comparação com o mês anterior, de acordo com pesquisa do Secovi-SP. Em relação a junho de 2014, o valor de locação acumula variação negativa de 1%, em contraste com a inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), de 5,59% nos últimos 12 meses.

"É a primeira vez, desde o início da pesquisa, em 2005, que observamos um resultado negativo no acumulado de 12 meses", diz Mark Turnbull, diretor de Locação do Secovi-SP. "Até em função do delicado cenário econômico, é provável que o valor dos contratos de locação continuem inferiores aos índices de inflação nos próximos meses", prevê o dirigente.

As moradias de 1 quarto tiveram redução em seus valores locatícios de 1,6% e as unidades de 2 dormitórios caíram 0,9% em junho deste ano, comparativamente ao mês anterior. Os aluguéis de imóveis de 3 quartos apresentaram aumento de 0,4% nesse mesmo intervalo de tempo.

A modalidade contratual mais comum dos aluguéis foi o fiador, responsável por 47,5% das locações efetuadas. O depósito de até três meses de aluguel também foi bastante utilizado: um terço dos imóveis locados usou esse tipo de garantia. O seguro-fiança foi usado por 19% dos inquilinos.

Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas, ocupadas num período entre 17 e 40 dias. Os apartamentos foram locados num período mais lento: o IVL (Índice de Velocidade de Locação), que mede em número de dias quanto tempo se espera até se assinar o contrato de aluguel, apontou prazo médio de 24 a 50 dias.

 

Fonte: BlogDaLux.com.br e Secovi-SP

Link:  http://bit.ly/1NrSFjX

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil da blogueira

É publicitária, pós-graduada em relações públicas e gerente comercial de uma das maiores imobiliárias do país. contato@blogdalux.com.br