INCC pode ser uma surpresa desagradável e inesperada no seu financiamento

A influência do INCC utilizado como base para o reajuste do valor dos imóveis habitacionais em construção. O índice é aplicado nos imóveis financiados.
Blog por Andressa Valli  

Você sabe o que significa INCC? O BlogDaLux.com.br vai explicar o significado dessa sigla e como ela pode influenciar possíveis aumentos em financiamento de imóveis em construção.

 A sigla INCC significa Índice Nacional de Custos da Construção. o objetivo de medir o aumento ou queda nos custos de de materiais, mão-de-obra e matéria prima da construção civil, que sofrem alterações ao longo da obra. Foi o primeiro índice oficial de custo da construção civil.

Calculado mensalmente pela FGV, é utilizado como base para o reajuste do valor dos imóveis habitacionais em construção.

O INCC é aplicado nos casos onde há financiamento do imóvel em fase de construção. Se o comprador optar pagar à vista, não sofrerá o reajuste. Já para os que optarem por uma entrada, com o financiamento do valor restante, o INCC será incidido sobre todo o saldo devedor, até o seu quitamento total.

Desta forma, o valor final do imóvel não será o mesmo da assinatura do contrato de compra e venda.

Durante a negociação, o INCC costuma ser minimizado por quem vende e desprezado por quem compra. O susto acontece no pagamento das primeiras prestações. E pode ser maior ainda naqueles balões ou intermediárias de valor mais elevado, que a construtora cobra no meio do ano ou no final do ano. Até que você percebe que além das prestações e das intermediárias, a sua dívida total aumentará todos os meses por ser corrigida pelo INCC.

É preciso ficar atento a este detalhe, pois muitos são pegos de surpresa e acabam não entendendo a cobrança, ou em casos piores, não se planejam e ficam comprometidos com esta dívida, tendo gastos inesperados ou até a perda do imóvel.


Dicas importantes

  • O INCC também é incidido sobre os balões, as chaves e outros valores que podem surgir na negociação;

  • A cobrança é realizada até o término da obra ou da quitação;

  • O reajuste é realizado sobre o saldo devedor e não sobre o valor total do imóvel;

  • A melhor forma de não ter surpresas é através do conhecimento e do planejamento.

 

 

 

Fonte: BlogDaLux.com.br 

Link: http://bit.ly/1JUXXDA

 


Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil da blogueira

É publicitária, pós-graduada em relações públicas e gerente comercial de uma das maiores imobiliárias do país. contato@blogdalux.com.br