Incorporadoras começam a flexibilizar os financiamentos

Incorporadoras retomam o financiamento direto na tentativa de acelerar as vendas, diminuir os distratos e não perder negócio
Blog por Andressa Valli  

Em meio a um cenário de crédito bancário restrito, demanda por imóveis em retração e a confiança do consumidor em baixa, grandes incorporadoras começam a retomar o financiamento direto a clientes. O objetivo é acelerar as vendas e reduzir “distratos” (quando o cliente devolve o imóvel).

Financiamento direto e mais facilidade em trocar imóveis por outros com custo mais baixo são algumas das modalidades praticadas pelas construtoras para tentar diminuir o impacto da queda nas vendas e na obtenção de crédito para financiamento.

As incorporadoras imobiliárias já praticam o financiamento direto para clientes de imóveis prontos ou perto da conclusão. Esse crédito oferecido pode chegar a 80% do valor do imóvel, uma vez que alguns bancos estão mais restritivos e duros ao negociar. A média dos bancos é de 60% do valor do imóvel.

A oferta de crédito imobiliário este ano ficou menos flexível, devido ao volume recorde de saques na poupança e o aumento da taxa básica de juros. O efeito foi mais forte no financiamento de imóveis usados, mas alcança também os novos.

 No caso dos imóveis que estão sendo entregues, pesa também a diferença entre os critérios de crédito que a incorporadora aplicou aos clientes que compraram unidades na planta e aqueles que o banco vai usar, após as chaves, para avaliar se financia a dívida do mutuário.

 

Pressão

Em reunião com o Ministro da Fazenda  Joaquim Levy, uma das reivindicações do setor imobiliário, foi a liberação do Banco Central de parte dos 20% de recursos da poupança que os bancos são obrigados a deixar na instituição, para conceder financiamentos para construção de casas populares.

 

Fonte: BlogDaLux.com.br

Link: http://bit.ly/1H0LUkM

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil da blogueira

É publicitária, pós-graduada em relações públicas e gerente comercial de uma das maiores imobiliárias do país. contato@blogdalux.com.br