Entenda quem (e como) paga as comissões numa negociação imobiliária

Quem é o responsável por pagar a comissão do corretor de imóveis e de que forma pode ser feita essa negociação
Blog por Andressa Valli  

assinando contrato.jpg

Uma das questões que gera muita dúvidas aos adquirentes de imóveis é saber "Quem paga a comissão do corretor de imóveis?”

A responsabilidade pelo pagamento da comissão do corretor recai sobre o vendedor. É também dele a responsabilidade de definir o valor de venda e, sobre este valor deverá ser descontado a comissão que será paga ao corretor ou a empresa corretora de imóveis quando for efetivada a venda.

Esta é a regra comum, entretanto, ela pode ser negociada e, dependendo da situação, o comprador poderá inclusive pagar essa comissão, mas isto somente pode ocorrer com a ciência e o consentimento do comprador.

A compra e a venda de um imóvel pode ser feita diretamente entre o proprietário do imóvel e o comprador. Contudo, a presença de um corretor sempre se faz necessária, uma vez que é esse profissional que faz a captação de imóveis disponíveis, negocia diretamente com os proprietários os valores, condições de pagamento e outras informações necessárias para a realização da venda. Por outro lado, também é o corretor que faz a captação de possíveis compradores, intermedía toda a proposta e ainda tem  a responsabilidade de encontrar o imóvel para este comprador nas condições, expectativas e desejos definidos pelo cliente.

A “comissão de corretagem” é uma prática totalmente legal, reconhecida nos termos do art. 722 do Código Civil vigente: um corretor, dentre outras funções, pode realizar trabalhos de intermediação na venda de imóveis, recebendo uma porcentagem sobre o valor do negócio.

O mais importante para quem está comprando um imóvel é saber o PREÇO DE VENDA, pois a comissão não pode ser acrescida sobre o valor que o imóvel é ofertado.

A regra citada anteriormente só poderá ser modificada, quando existir  um acordo ou autorização expressa permitindo ao corretor de imóveis cobrar do comprador acréscimos ou fixar valores adicionais ao preço da venda do imóvel, pelos serviços prestados na operação de compra e venda.

O pagamento da comissão do corretor de imóveis é cabível toda vez que a venda de um imóvel for intermediada e concretizada por este profissional. Nesse caso, o valor pago ao corretor pela sua prestação de serviço deve sempre obedecer à tabela de remuneração estabelecida em seu Conselho Regional (CRECI), jamais ultrapassando as porcentagens do órgão regulador.

Confira abaixo os percentuais de comissão estabelecidos pelo CRECI-SP e praticados em boa parte pelos demais Conselhos:

PERCENTUAL DE COMISSÃO PARA VENDA DE IMÓVEIS

  • Comissão para vendas de imóveis urbanos – 6% a 8%
  • Comissão para vendas de imóveis rurais – 6% a 10%
  • Comissão para vendas de imóveis industriais – 6% a 8%
  • Comissão para venda judicial – 5%
  • Comissão para vendas de empreendimentos imobiliários – 4% a 6%

 

PERCENTUAL DE COMISSÃO PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEIS

  • Comissão para aluguéis de imóveis – Equivalente ao valor de 1 aluguel
  • Comissão para aluguéis de temporada, com prazo de até 90 dias –30% sobre o valor recebido

 

 

 

Fonte: BlogDaLux.com.br

Link: http://bit.ly/1TGKxAL 


Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil da blogueira

É publicitária, pós-graduada em relações públicas e gerente comercial de uma das maiores imobiliárias do país. contato@blogdalux.com.br