Recusa em financiamento de casas: conheça os principais motivos

Comprar um imóvel para morar é uma das decisões mais importantes de nossa vida. Nos preparamos, muitas vezes por anos e anos, e mesmo assim nem sempre é possível ter todo o montante.
Blog por Andressa Valli  

Para não deixarmos esta realização de lado, temos a opção do financiamento de casas próprias.

Estes financiamentos exigem uma certa burocracia, como você pode conferir na matéria do BlogDaLux.com.br sobre como agilizar o processo de financiamento de casas.

Para não correr o risco de ter problemas, é muito importante amparar-se em profissionais especializados, como é o caso do Corretor de Imóveis e do Advogado.

Por hoje, vou contar para vocês alguns dos principais motivos de recusa na hora de pedir financiamento de casas junto à instituições financeiras:

1. Renda incompatível com o valor de parcela: em geral, o valor da parcela não pode comprometer mais do que 20% do valor de sua renda mensal.

2. Ausência de algum documento essencial: a falta de qualquer um dos documentos essenciais compromete a solicitação de finaciamento.

3. Restrições impeditivas em órgãos públicos: por exemplo, débitos relativos a tributos federais.

4. Pendências perante a Receita Federa: erros ou falta de prestação de contas junto ao IRPF ou pendências em custas não pagas, por exemplo.

5. Débitos vencidos com o agente financiador: Faturas em aberto, empréstimos atrasados.

6.  Restrições em órgão fiscalizador que seja adotado pelo agente financiador: SERASA, SCPC, protestos em cartório, etc.

7. Outros financiamentos que comprometam a renda: financiamento de veículo, empréstimo pessoal, etc.

Algumas pendências em nome do vendedor do imóvel também podem ser questões que impedem a liberação do financiamento, como as pendências na receita federal ou existência de débitos de tributos federais.

Além disso, o imóvel objeto do financiamento deve estar livre de ônus e ser avaliado e aprovado por engenheiro da instituição financeira.

Também temos que observar as pendências trabalhistas em nome do vendedor, como explicamos aqui no BlogDaLux.com.br, no artigo “Vendedor com pendências trabalhistas pode complicar a vida do comprador do imóvel“.

 

Informações Técnicas deste artigo: Luciana Briseno, advogada da Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados

Fonte: BlogDaLux.com.br

Link da postagem: http://bit.ly/1EOs8vM

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil da blogueira

É publicitária, pós-graduada em relações públicas e gerente comercial de uma das maiores imobiliárias do país. contato@blogdalux.com.br