Critérios para uma boa compra de imóveis

Comprar imóvel é uma decisão que precisa ser feita com cautela. Confira alguns critérios importantes a serem levados em consideração na hora da compra.
Blog por Andressa Valli  

Comprar imóvel é, provavelmente, a coisa mais complicada que fazemos na vida.

Só não é mais definitiva que ter um (ou mais) filhos e porque, claro, esperamos que ao longo da vida, todos tenham a oportunidade de comprar mais imóveis, ainda que para finalidades diferentes.

Mas, de qualquer forma, é algo que não se faz sem pensar, sem ponderar e sem considerar N questões de suma importância.

Por isso, a Lux, do BlogDaLux, vai ajuda-los dando as dicas para que esta compra seja um grande passo em sua vida, não um tropeço.

Para novos e/ou usados:

  •  Valor

Todo imóvel tem um valor de mercado. E esta é, talvez, a primeira coisa que levamos em consideração.

É a partir deste valor que vamos avaliar se o preço praticado pelo vendedor está dentro dos parâmetros.

  • Preço

Preço é efetivamente o quanto está sendo cobrado pelo imóvel, independentemente do valor, que é baseado em uma gama de situações, como localização, metros quadrados, número de vagas de garagem, área de lazer, etc.

O preço tem que caber dentro das possíveis condições do comprador, seja para pagamento a vista ou para financiamento.

Também deve-se observar se o preço de venda praticado para o imóvel é igual ou menor do que o valor de mercado do imóvel em questão.

  • Localização

Quando vamos procurar imóvel, sempre temos em mente alguma (s) localizações de preferência.

Seja perto do trabalho de um ou mais membros da família, próximo de algum parente ou familiar ou até, porque é o bairro de nossa infância, é importante entender e observar as redondezas, verificar as facilidades que a região possui, saber sobre índices de criminalidade, etc.

Vias que circundam, padarias, restaurantes, escolas, estações de metrô, trem e até rodoviárias, tudo que seja favorável ao interesse do comprador pode agregar valor, ainda que não para o mercado, mas para o comprador, na hora desta negociação.

 

Em caso de imóveis novos e/ou na planta, acrescentar:

  • Imagem da construtora/incorporadora

Verificar junto ao mercado quais as referências da construtora/incorporadora, se entregam seus empreendimentos dentro do prazo e de acordo com as condições acertadas na venda.

  • Documentação

É importante verificar, mesmo para imóveis na planta e/ou novos, as datas registradas em documentos, para que não hajam equívocos. Além do contrato, também é deveras essencial conferir minuciosamente o memorial descritivo para entender qual a situação do imóvel quando da entrega e o que será de responsabilidade da construtora/incorporadora entregar e o que ficará a cargo do comprador providenciar.

  • Andamento das obras

Sempre importante acompanhar o andamento das obras de tempos em tempos, para evitar transtornos com datas, etc.

 

Em caso de imóveis usados, acrescentar:

  • Avaliação de vícios e avarias ocultas

O imóvel usado pode estar camuflando vícios e avarias, como vazamentos importantes, entupimentos, falhas e falta de manutenção elétrica, etc.

Estas situações podem acarretar transtornos bastante complicados e até oferecer risco aos moradores do imóvel, então, para evitar qualquer tipo de problema, é de suma importância receber o parecer de um profissional de confiança que ateste as reais condições do imóvel.

  • Documentação ok

Muitos imóveis usados não tem escritura lavrada adequadamente ou, na hora da certidão negativa, apresentam débitos. Tem outros casos em que o imóvel está com documentação ok, mas o proprietário tem, por exemplo, uma dívida trabalhista e isto pode acarretar problemas para o comprador.

 Para evitar estes transtornos, averigue cada detalhe dos documentos.

 

O BlogDaLux já falou anteriormente a respeito dos profissionais que devem ser consultados antes de se efetivar a compra de um imóvel. Confira aqui.

 Para sugerir temas ou tirar dúvidas sobre o mercado imobiliário, mande-nos um email:contato@blogdalux.com.br

Fonte: BlogDaLux.com.br

Link da Postagem: http://j.mp/1NiqVie

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

Deixe seu comentário

Perfil da blogueira

É publicitária, pós-graduada em relações públicas e gerente comercial de uma das maiores imobiliárias do país. contato@blogdalux.com.br