Fechar Ads

DEIXA O MERCADO FALAR

O mercado todo dia tem algo a nos dizer, se soubermos ouvir de uma forma concentrada mas simples a nossa chance de errar será cada vez menor, temos que focar na unica voz que interessa ouvir.
Por  Alison Correia
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

   Depois de muitas tentativas para aprender o idioma Inglês na minha adolescência, por incrível que pareça o que mais surtiu efeito no meu aprendizado não foi nenhuma das duas escolas pelas quais passei, e sim o comentário de um professor particular que me falou o seguinte: “para de tentar pensar antes de falar, simplesmente escuta”,  claro que o questionei na hora, como conseguiria entender se não pensasse antes de falar? porque na minha cabeça primeiro precisava entender em português, traduzir para o inglês e depois tentar me comunicar, o argumento do meu professor era: ” se você estiver escutando duas vozes, concorda que é mais difícil entender o que está sendo dito?, se eu fizer um som de cachorro, e você estiver de olhos fechados, você saberá qual animal é, agora se você ficar pensando que tipo de cachorro é, cor, tamanho, sexo, estarás desgastando energia com o que não é essencial, no final é um cachorro e pronto”. Isso fez eu conseguir evoluir muito no meu aprendizado, pois parei de me perguntar tanto e passei a ouvir mais. A maioria dos professores de idiomas recomendam por exemplo assistir vídeos com legenda, este meu professor era contra essa técnica também, ele recomendava que eu assistisse vídeos sem legendas 3x, claro que muita coisa não entenderia, mas ai depois poderia na 4x assistir com legenda e tirar essas dúvidas sobre o que entendi bem e o que não absorvi.
   Eu consigo ver uma relação muito forte entre essa grande lição que eu tive, e o que passa entre os traders iniciantes no mercado, principalmente quando o mercado não tem grandes movimentos, as pessoas estão sempre à procura de tentar saber de “cabo a rabo” da onde estão vindo esses movimentos, porque está acontecendo, quem está realizando, qual a verdadeira intenção dos players, em vez de focar 100% no que realmente importa, que é o fluxo. Com certeza temos que estar antenados e o Tape Reading nos dá inúmeros sinais, mas o essencial está bem na nossa frente nos movimentos mais concentrados, muitas vezes gastamos energia com informações que não são relevantes, assim acabamos perdendo tempo com o que não importa, adicionamos informações desnecessárias ao nosso cérebro e na hora que o mercado toma uma direção importante deixamos de participar por ainda estarmos ouvindo “a segunda voz”. 
   O mercado todo dia tem algo a nos dizer, muitas vezes ele esconde as informações por um bom período, é aí que caímos na tentação de tentar “achar coisas”, com certeza quando aprendermos a ouvir apenas uma voz as nossas operações irão fluir muito melhor. 
   
Compartilhe

Mais de Tape reading na prática

Tape reading na prática

Vire Trader em apenas 3meses!!

Vemos algumas pessoas ficando no meio do caminho por comprarem sonhos imediatistas para serem "traders", isso me lembra muito  o que aconteceu comigo no passado, em outro segmento, mas de uma analogia muito apropriada.
Tape reading na prática

E quando a tela ficar cega II

Comunicado da BMF&BOVESPA avisando sobre os testes nos mercados agrícolas em outubro  gera dúvidas sobre como será o mercado sem os participantes nas plataformas. Há aproximadamente duas semanas escrevi sobre como seria o nosso mundo operacional quando a "tela cega" chegasse na bolsa brasileira,  parece ser um futuro próximo.
Tape reading na prática

E quando a tela ficar cega?

Os traders estrangeiros não tem essa opção de saber quem faz o que, porque lá sim a tela é cega, eles podem somente acompanhar o fluxo, lotes, agressões, etc. e nem por isso deixam de aplicar a técnica de Tape Reading. Mas se nós aqui no Brasil temos essa opção, porque iriamos deixar de lado? Porque não usufruir do que o mercado nos oferece para ser mais assertivo nas nossas operações?
Tape reading na prática

Trader Preguiça

Toda pessoa de sucesso teve 10.000 (dez mil) horas de prática ou estudo na área que se consagrou. Isso dá, basicamente 3 horas de treino/dia durante 10 anos, ou 6 horas durante 5 anos , ou 8 horas durante 3 anos. A prática é mais que necessária para  o nosso aperfeiçoamento profissional, se tentarmos pular essas etapas estamos fadados ao fracasso.