Blog InfoMoney

Por dentro Agronegócio

Em blogs / agronegocio / por-dentro-agronegocio

Consumo de etanol é menor em outubro

No acumulado de janeiro a outubro o consumo de etanol hidratado totalizou 12,43 bilhões de litros, contra 14,91 bilhões no mesmo período do ano passado, queda de 16,6%

combustível etanol gasolina

Devido à perda de competitividade nos postos em todo o País, o consumo de etanol hidratado atingiu 1,198 bilhão de litros em outubro, o que representa uma forte redução de 10,9% sobre o mês anterior. Considerando que outubro teve um dia a mais, a queda no consumo médio diário de etanol hidratado foi bem maior, 13,8%.

As informações divulgadas pela consultoria DATAGRO indicam que no acumulado de janeiro a outubro o consumo de etanol hidratado totalizou 12,43 bilhões de litros, contra 14,91 bilhões no mesmo período do ano passado, queda de 16,6%.

Levando em consideração a média diária, o consumo de gasolina A atingiu 85.266 m³/dia em outubro, queda de 2,2% sobre setembro (87.21 m³/dia). No somatório de janeiro a outubro, o consumo de gasolina A totalizou 25,61 bilhões de litros, aumento de 2,7% em um ano.

No total, o consumo de combustíveis do Ciclo Otto atingiu em outubro 4,65 bilhões de litros em gasolina equivalente, uma queda de 4,7% ante outubro de 2015. Os números também levam em consideração o consumo de Gás Natural Veicular (GNV). De janeiro a outubro, o mercado de Ciclo Otto totalizou 45,63 bilhões de litros, leve retração de 1,2%.

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

perfil do autor

Guilherme Nastari

É diretor da Datagro desde 2005 e diretor da Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool desde 2009. Participou como consultor de diversos projetos ligados ao mercado de açúcar e álcool pela Datagro. É bacharel em Economia pelo Ibmec-SP e mestre em Agroenergia pela FGV.

Quer dicas exclusivas?

Preencha os campos abaixo e receba dicas e conteúdos exclusivos do blog Por dentro Agronegócio

Contato