Warren Buffett revelado: o documentário da HBO que todo investidor precisa ver

Filme mostra a história do maior investidor do mundo, com cenas nuncas antes vistas, e ajuda a entender como funciona a mente deste ícone do mercado
Por  Rodrigo Tolotti -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

SÃO PAULO – Qualquer pessoa que já leu um pouco sobre o mercado financeiro já ouviu falar em Warren Buffett, o terceiro homem mais rico do mundo e o 15º mais poderoso do planeta, segundo ranking da revista Forbes.

Mas poucos sabem a verdade história deste senhor de 88 anos que mora em Omaha, no estado do Nebraska, na mesma casa há mais de 50 anos.

Em 2017, a HBO lançou o documentário “Becoming Warren Buffett”. A novidade é que ele está disponível no Youtube, em uma versão com legendas em português. Simplesmente obrigatório:

Durante 88 minutos, o filme conta a infância e nos ajuda a entender como Buffett se tornou quem é hoje. Do garoto vendedor de jornal, passando pelo aluno que terminou a faculdade em apenas 3 anos só porque queria partir logo para algo que gostasse mais de fazer, até um dos maiores filantropos do mundo, que doou quase toda sua fortuna para dezenas de projetos sociais.

Viciado por números, Buffett tem uma rotina tranquila na Berkshire Hathaway. Apesar de morar próximo do trabalho, ele conta no filme que gosta de ir de carro apenas para passar em um McDonald’s e comprar café da manhã. Durante o dia – regado a muita Coca-Cola -, ele tem um rotina de cerca de 5 a 6 horas lendo, desde jornais e revistas até relatórios antigos da Moody’s para descobrir ações baratas na Bolsa.

Para quem busca entender melhor a forma de investir de Buffett, este talvez não seja o lugar certo, mas o documentário é muito claro ao explicar o que é a Berkshire e como ela funciona.

O filme também mostra muito das outras facetas do megainvestidor, como a sua relação com Susan Buffett, sua primeira esposa e que no filme é apontada como a pessoa que equilibrava Warren, trazendo ele para um mundo muito mais descontraído, fora dos negócios.

A obra é bastante abrangente por toda a carreira de Buffett, passando inclusive pelo escândalo do Solomon Brothers, um banco de investimento que ele decidiu apostar e quase acabou com sua reputação em 2008.

Por fim, o documentário mostra que Warren Buffett é muito mais que um investidor, mas o maior filantropo que existe. Parte do filme mostra a pessoa diferente que ele se tornou quando perdeu a mulher. Em 2014, ele fez a maior doação da história (US$ 2,8 bilhões), quebrando um recorde que já era seu, sendo que a maior parte foi para a fundação de um de seus melhores amigos, Bill Gates.

“Becoming Warren Buffett” ajuda a entender porque Buffett é tão querido e também mostra que qualquer pessoa pode ter tanto sucesso quanto ele, basta lutar e se dedicar. Se você usa ele como uma inspiração na hora de investir, ao terminar o filme não tem como não se tornar um fã.

Siga as lições de Warren Buffett: abra uma conta gratuita na XP e comece a investir na Bolsa agora! 

Rodrigo Tolotti Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.

Compartilhe

Mais de After hours