Banco Inter dispara 28% na semana e mais que dobrou no ano; o que explica isso?

BIDI4 superou alta de todas as empresas do Ibovespa em semana de anúncio de desdobramento de ações e melhoria de governança  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Com alta acumulada de 27,9% na semana, o Banco Inter (BIDI4) superou nos últimos 5 dias a valorização de todas as empresas que compõem o Ibovespa. No ano, o papel já saltou mais de 103% – ou seja, mais que dobrou seu valor de mercado.

A alta expressiva desta semana tem relação direta com um fato relevante publicado na quinta-feira (4). No texto, o banco digital anunciou um plano de melhoria de Governança Corporativa e de aumento de liquidez.

Para fazer isso, a empresa pretende elevar suas regras de governança com uma migração para o Nível 2 da B3 e uma reorganização da estrutura societária por meio de um desdobramento de ações e programa de unitização. O Nível 2 de Governança Corporativa exigirá do Banco Inter práticas mais sólidas de gestão, o que aumenta, também, a confiança do acionista na fintech, ainda relativamente jovem.

Continua depois da publicidade

Para se classificar no nível 2, a empresa precisa atender a critérios mais rígidos que o nível 1, como, por exemplo, mandato unificado de um ano para o conselho de administração; disponibilização de balanço anual segundo regras internacionais de contabilidade; e obrigatoriedade de realizar oferta de compra das ações em circulação na hipótese de fechamento de capital. Tudo isso aumenta a segurança do acionista.

Em relatório, a analista Tatiana Brandt, da Eleven Financial Research, explica que a negociação em bolsa das ações ordinárias (ON) também é um passo importante para permitir maior entrada de capital estrangeiro no banco digital mineiro.

Essa é uma das apostas da empresa para assegurar o crescimento futuro do negócio, principalmente no que diz respeito à monetização da base de clientes (preocupação importante em se tratando de um banco cujos produtos, em sua maioria, não cobram tarifas).

Já o desdobramento das ações (de um para seis) tem potencial de aumentar a liquidez, já que torna o preço do papel mais acessível ao investidor. Vale destacar que após o período de conversão das ações será realizado um programa de unitização: cada unit (BIDI11) será composta por 3 ações de emissão do Banco, sendo 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais.

A analista da Eleven recomendou aos acionistas do banco a adesão ao programa de conversão das ações (de BIDI4, preferencial, para BIDI3, ordinária), entre 8 e 15 de julho. “Combinado à migração do Banco para o Nível 2 de Governança Corporativa, os acionistas passarão a ter direito a voto em algumas matérias específicas; além disso, BIDI4 deve passar a ter liquidez mais reduzida”, argumenta.

Seja sócio das maiores empresas da Bolsa sem pagar corretagem. Abra uma conta na Clear. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney