IBGE: 21% da população brasileira já teve acesso à internet

Entre os homens, o percentual de internautas ficou em 22,0%, frente aos 20,1% da população feminina

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 32,1 milhões de brasileiros, o que representa 21% da população de 10 anos ou mais, já acessaram pelo menos uma vez a Internet por meio de microcomputador.

Os dados fazem parte do suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2005 sobre acesso à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal, realizado em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Homens e Sudeste

Ainda segundo o estudo, o percentual de internautas na população masculina ficou em 22,0%, contra os 20,1% referentes ao contingente feminino.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as regiões do País, o destaque ficou com o Sudeste, onde as pessoas que acessam a internet somaram 26,3% da população. Em seguida, vêm o Sul (25,6%), Centro-Oeste (23,4%), Norte (12,0%) e Nordeste (11,9%).

Por estado, o IBGE destacou o Distrito Federal (41,1%), São Paulo (29,9%) e Santa Catarina (29,4%). No outro extremo, ficaram Alagoas (7,6%) e Maranhão (7,7%).

Jovens acessam mais

Considerando a faixa etária dos internautas, foi detectada maior utilização entre os jovens: no grupo de 15 a 17 anos de idade, 33,9% das pessoas acessaram a rede, contra 7,3% das pessoas de 50 anos ou mais de idade.

Continua depois da publicidade

Além disso, o nível de instrução das pessoas que utilizam a internet é bem mais elevado do que das que não usam, sendo que 2,5% das pessoas sem instrução ou com menos de 4 anos de estudo acessaram a Internet, ao mesmo tempo em que 76,2% das que têm 15 anos ou mais de estudo também o fizeram.

De acordo com o levantamento, apenas 3,3% dos brasileiros na faixa de sem rendimento a um quarto do salário mínimo mensal por pessoa eram usuárias da Internet, contra 69,5% dos indivíduos com mais de 5 mínimos de renda.

Acesso no próprio domicílio

No total de pessoas que utilizaram a internet, metade (16,1 milhões) acessou no domicílio em que morava e 39,7% em seu local de trabalho. Já o uso no estabelecimento de ensino atingiu 25,7%.

Por outro lado, o acesso à rede em centro público gratuito foi o que apresentou o menor percentual (10,0%), menos da metade do referente à utilização em centro público de acesso pago (21,9%).

Vale lembrar que mais da metade dos entrevistados afirmou que acessou a internet em mais de um local no período de referência.

Finalidade e freqüência

Segundo o IBGE, 71,7% das pessoas que acessaram a rede mundial de computadores tinham finalidades de educação e aprendizado; 68,6%, de comunicação com outras pessoas; e 13,7%, de comprar ou encomendar bens e serviços.

Por fim, a PNAD Internet mostra que 47,3% dos internautas acessou a rede pelo menos uma vez por semana, mas não todo dia; 36,3%, pelo menos um vez por dia; e 11,7%, pelo menos uma vez por mês, mas não toda semana.