CNH aos 16 anos? Projeto de lei quer reduzir idade para primeira habilitação no Brasil

Para parlamentar, é incongruente que jovens maiores de 16 anos fiquem sem acesso ao documento, uma vez que já votam

Equipe InfoMoney

Imagem da CNH

Publicidade

Um novo projeto de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados, busca permitir que adolescentes, a partir dos 16 anos, possam ter o direito de obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documento necessário para dirigir veículos no país.

O projeto, apresentado em 7 de fevereiro deste ano, altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com o aumento da validade de Permissão para Dirigir, documento anterior à CNH definitiva, de um para até dois anos.

De autoria do deputado federal Roberto Duarte (Republicanos/AC), a proposta sustenta que pessoas maiores de 16 anos poderão iniciar o processo da primeira habilitação. O projeto, no entanto, estabelece algumas condições para o motorista iniciante abaixo dos 18 anos obter a CNH definitiva. São estas:

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em sua justificativa, o deputado afirmou que o Brasil “admite que jovens maiores de 16 anos votem e participem ativamente da vida política nacional”. “Diante de tal constatação, em que se admite a participação ativa dos jovens na vida política, soa incongruente que ainda perdure a proibição de que jovens de 16 anos venham a conduzir carros ou motocicletas”, escreveu o parlamentar.

O texto do projeto salienta que, caso o motorista abaixo de 18 anos cometer algum crime de trânsito, será penalizado pelo ordenamento do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em consulta no site da Câmara, o projeto 314/2023 ainda aguarda despacho da Mesa Diretora do Legislativo Federal.

Tópicos relacionados