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Apple perde o posto de empresa mais valiosa do mundo

Com um valor de mercado de US$ 417 bilhões, Exxon-Mobil retoma posto de companhia mais valiosa

logo Apple loja Pequim
(David Gray/Reuters)

SÃO PAULO - Impactada por números decepcionantes no último trimestre de 2012 e uma crescente desconfiança no mercado, a Apple perdeu o posto de empresa mais valiosa do mundo. Com um valor de mercado de US$ 412 bilhões, a empresa fundada por Steve Jobs foi ultrapassada pelo petrolífera Exxon Mobil, avaliada em US$ 417 bilhões.

As ações da empresa estiveram em foco por toda a semana, depois dela divulgar seu resultado do último trimestre de 2012 na noite de quarta-feira (23). Na ocasião, a companhia revelou um lucro líquido estável, mas as vendas mais fracas do que o esperado para os iPhones levaram a uma frustração com as receitas e uma reação fortemente negativa no mercado.

No pregão seguinte ao anúncio a Apple viu suas ações caírem 12%. Desde a máxima histórica, em setembro do ano passado, quando a ação valia US$ 705,07, a empresa se aproxima de perdas de 40% de seu valor de mercado, uma vez que a ação está cotada a menos de US$ 440,00.

Desde a morte de Jobs, em outubro de 2011, uma parte do mercado se questiona se a Apple conseguirá manter o ritmo de inovações que a levaram ao posto de empresa mais valiosa do mundo no ano passado, em um reinado que durou um ano.

Enquanto isso, Samsung vê lucro disparar
Apesar do resultado bilionário - apenas nos três últimos meses de 2012 a companhia lucrou US$ 13,1 bilhões - e de vendas recordes de iPhones, a preocupação do mercado é que a Apple pode estar perdendo espaço para suas rivais.

No mesmo período em que o lucro da Apple esteve estável, a Samsung anunciou na última madrugada um salto de 76% no seu lucro líquido, para um recorde de US$ 6,6 bilhões, mantendo o posto de maior vendedora de smartphones e celulares no mundo.

Em teleconferência depois dos resultados, o CEO da Apple, Tim Cook, cravou que não irá reduzir a qualidade de seus produtos para manter a participação no mercado, ao responder a perguntas sobre a perda de espaço para os rivais.

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