Em ambevsa

Carnaval gourmet reforça aumento da competição para a Ambev

Para o Bradesco BBI, a mudança nos hábitos dos consumidores pode aumentar as margens da cervejaria, mas só se as vendas se mantiverem  

Amigos com cerveja
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Os novos hábitos de consumo de cervejas dos brasileiros chegaram na avenida. Uma reportagem do Valor mostrou que as fabricantes da bebida usarão o Carnaval para promover tanto as marcas mais baratas (como Skol e Schin) como as versões “premium”, na esperança aproveitar um movimento já observado há algum tempo: a troca do mais barato pela melhor qualidade.

Para analistas da Bolsa de valores, a Ambev (ABEV3) e sua ação até podem se beneficiar dessa movimentação, mas a empresa também terá de lidar com um aumento na competição em níveis até então inéditos.

“O fato de empresas de cerveja focarem em marcas além das mais populares para um evento do porte do Carnaval é, na nossa visão, uma forte indicação de uma mudança estrutural no mercado na direção da diversificação e qualidade”, escreveu o analista Leandro Fontanesi, do Bradesco BBI.

Pelos cálculos do banco, as marcas premium podem fornecer margens de lucro 6 pontos percentuais acima das cervejas mais populares. Por isso, a estimativa dos analistas é que a empresa alcance uma margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no Brasil de 47% em 2023, ante 45% em 2028.

Ao mesmo tempo, não há garantia que a empresa mantenha seu market share com a mudança brusca no consumo. “Esperamos maior competição”, diz o BBI, que tem recomendação neutra para o papel.

Ação já sofre

Nesta segunda-feira, a ação da Ambev caiu 1,62% na última segunda-feira (18) depois que analistas do Santander rebaixaram sua recomendação de compra para manutenção (equivalente à neutralidade).

"Se a aceleração esperada no crescimento de volume permitir que a ABEV3 mantenha seu valuation atual, não esperamos que ela seja negociada em níveis muito mais altos”, escreveram os analistas Marcel Moraes e Luis Miranda.

De acordo com eles, os custos dos insumos cresceram e os ajustes de preços ao mercado consumidor deve ser abaixo do esperado. Tudo isso tende a apertar as margens.

Invista em ações com corretagem ZERO pela Clear. Clique aqui e abra sua conta. 

 

Contato