OPEN BANKING:  O QUE MUDA E COMO FUNCIONA A 2ª FASE QUE COMEÇA HOJE

Open Banking são regras e tecnologias que permitem o compartilhamento de dados de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de sistemas.

A implementação no Brasil tem 4 fases previstas para 2021.

A vantagem é que, com as instituições financeiras te conhecendo melhor, você terá acesso a ofertas personalizadas.

A desvantagem é que, se você não for um bom pagador, todos os bancos com os quais você compartilhar seus dados saberão disso.

Na fase 2, que começa nesta sexta, 13 de agosto, será possível compartilhar dados cadastrais, como nome e endereço, sempre com o consentimento do cliente.

Você pode avisar seu banco se quer ou não que ele divida suas informações.

Dados transacionais de conta também poderão ser compartilhados nessa fase, como extratos, informações sobre cartão e operações de crédito, além de dados sobre a poupança.

A  fase 2 do Open Banking foi subdividida em quatro ciclos, entre agosto e outubro, para que o compartilhamento de dados seja seguro e monitorado. 

CICLO 1

De 13 de agosto a 12 de setembro

Apenas dados cadastrais podem ser compartilhados entre 8h e 18h em dias úteis e limitados a 0,1% da base de clientes das instituições.

CICLO 2

De 13 a 26 de setembro

Dados transacionais e de poupança podem ser compartilhados também entre 8h e 18h em dias úteis. Limitação de 0,5% da base de clientes das instituições.

CICLO 3

De 27 de setembro a 10 de outubro

Dados de cartão e operações de crédito podem ser compartilhados entre 8h e 18h todos os dias, e 24 horas em quintas e sextas.  São limitados a 1% da base de clientes das instituições.

CICLO 4

De 11 a 24 de outubro 

Todos os dados previstos para essa fase poderão compartilhados, todos os dias em qualquer horário, mas limitados a 10% da base de clientes das instituições.

Acesse a matéria abaixo para saber mais sobre Open Banking