Profissional: veja dicas práticas para vencer o medo da entrevista de emprego

Não esqueça que cada gesto e cada frase podem ser determinantes, assim como suas roupas e a maneira de falar

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Quem nunca teve medo de entrevistas de emprego que atire a primeira pedra. Sem dúvida alguma, é uma situação constrangedora, na qual não só o candidato é avaliado, mas também suas ações passadas e presentes.

Parece pouco? Então se lembre de que cada gesto e cada frase podem ser determinantes, assim como suas roupas e a maneira de se comunicar. Pensando nisso, o gerente de comunicação do Grupo Soma, Paulo Ishimaru, elaborou para a InfoMoney algumas dicas práticas de como vencer o medo da entrevista de emprego.

Dicas

Segundo ele, o primeiro passo para uma entrevista de emprego é apresentar um currículo bem elaborado, com informações objetivas, estruturadas e que descrevam suas aptidões e experiências profissionais. Nele, as informações devem ser coerentes com as que você vai dar em um processo de entrevista.

Continua depois da publicidade

Algumas dicas para a elaboração do currículo:

“Vencida essa etapa vem o processo de entrevistas, onde um conjunto de fatores pode ser decisivo para o sucesso do candidato. Se preparar para uma entrevista não requer esforços complexos, uma vez que as informações que o candidato dará são aquelas que ele já vivenciou em empregos anteriores ou durante seu processo educacional”, revela Ishimaru, para quem coerência, objetividade e sinceridade são fundamentais.

Dicas para entrevista:

Continua depois da publicidade

Planeje e se prepare para cada entrevista

“Planejar e ser o mais objetivo possível ajuda o candidato e o entrevistador”, garante o especialista. Por isso, o candidato deve ter em mente quais são os seus objetivos e o que o seu entrevistador quer saber. Pergunte a si mesmo: “quem eu sou?”, “o que já fiz?”, “o que meu último empregador achava de mim?” e “quais resultados atingi no meu último emprego”?

“Em geral, os selecionadores sabem identificar as emoções do candidato. Eles sabem que a pessoa entrevistada pode, naquele momento, sentir medo, pois é um momento de transição de sua vida, principalmente quando está passando por dificuldades financeiras. Entretanto, diminuir essa ansiedade [por meio do planejamento e do preparo] ajuda o candidato a transmitir mais informações relevantes à vaga”, conclui o gerente de comunicação do Grupo Soma.