Executiva Nacional do PMDB decide não ter candidato próprio à Presidência

Com isso, os candidatos a governador do partido ficam liberados para fazer as coligações que desejarem em nível estadual

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Executiva Nacional do PMDB se reuniu nesta segunda-feira, dia 12 de junho, na Câmara dos Deputados e decidiu por unanimidade que não terá candidato próprio ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro e que a convenção nacional marcada para o dia 22 deste mês não será realizada.

Com isso, os candidatos a governador do partido ficam liberados para fazer as coligações que desejarem no âmbito estadual, uma vez que o partido que não tiver candidato ao Planalto poderá se aliar a outros que estiverem de fora de coligações nacionais.

Tema ainda promete ser o foco de muita discussão

Apesar de a Executiva Nacional ter decidido que o PMDB não terá candidato próprio à Presidência da República, o tema ainda promete ser o foco de muita discussão. O senador Pedro Simon (RS), pré-candidato à Presidência pelo PMDB, já sinalizou que deve desistir da disputa.

Continua depois da publicidade

Essa postura, no entanto, abre espaço para que Anthony Garotinho, que havia desistido de sua candidatura para apoiar o senador gaúcho, reassuma a sua candidatura original.

Os aliados do ex-governador do Rio de Janeiro já sinalizaram que vão recorrer aos meios jurídicos para derrubar a decisão da Executiva do PMDB e garantir a realização da convenção nacional marcada para o fim deste mês.