Apesar do horário eleitoral gratuito, Lula mantém vantagem, revela Datafolha

Petista manteve sua vantagem sobre Geraldo Alckmin; aprovação de seu governo é a maior da série histórica

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Reiterando os dados revelados por pesquisas recentes, o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva manteve sua vantagem sobre Geraldo Alckmin, candidato à presidência pelo PSDB, à despeito do início do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV.

Segundo os dados do instituto Datafolha, que ouviu 6.279 pessoas em 272 cidades entre os dias 21 e 22 de agosto, Lula aparece com 49% das intenções de voto, enquanto Alckmin fica com 25%. No último levantamento do instituto, realizado entre os dias 7 e 8 de agosto, Lula aparecia com 47% e Geraldo Alckmin com 24% das intenções de voto.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e, levando em conta apenas os votos válidos, Lula segue reeleito em primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Mais dados favoráveis ao presidente Lula

O instituto Datafolha também questionou os eleitores sobre um possível segundo turno entre Lula e Alckmin. O petista venceria com 55% dos votos, contra 36% do candidato tucano.

Outro ponto positivo ao candidato-presidente Lula é o fato que de a sua taxa de rejeição está diminuindo. Em junho, 31% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Lula. Atualmente, esse percentual está em 26%.

Em complemento, o governo Lula obteve o maior índice de aprovação já registrado por algum governo desde que este tipo de avaliação começou a ser realizada, em 1990. A avaliação ótima e boa do governo Lula subiu para 52% ante 45% no levantamento anterior. Já a avaliação ruim ou péssima passou de 18% para 16%, enquanto a regular caiu de 36% para 31%.