Japão anuncia pacote de itens de luxos embargados para a Coréia do Norte

Com a lista, o país incrementa suas medidas de repúdio contra os testes nucleares realizados pela vizinha

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O governo japonês anunciou na terça-feira (14) uma lista de 24 itens de luxo que serão proibidos de serem exportados para a Coréia do Norte, incrementando suas medidas de repúdio contra os testes nucleares realizados pela vizinha.

Entram no pacote carros, motocicletas, jóias, relógios, equipamento audiovisual e objetos de arte. As exportações desses produtos à Pyongyang em 2005 somaram cerca de ¥ 1,1 bilhão, 16% do valor dos produtos japoneses que entraram no país.

Testes nucleares

No começo de outubro, os norte-coreanos detonaram uma bomba atômica em caráter de teste em seu território, gerando uma tensão internacional, principalmente entre o Japão e os Estados Unidos, França, Coréia do Sul, China e a Rússia, que são os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Continua depois da publicidade

Esses países impuseram sanções econômicas ao país em repúdio aos testes e com o objetivo de coibir novas experimentações e desenvolvimentos nesse sentido.

O primeiro-ministro japonês, no entanto, adiantou-se ao consenso entre os seis e impôs, de maneira unilateral, suas próprias restrições, que serão mantidas mesmo após as negociações, como avisado.