Governo brasileiro quer que dekasseguis fiquem no Japão

Segundo diretor consular, governo está adotando medidas para minimizar os efeitos da crise para essas pessoas, a fim de que possam ficar no país asiático

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O desejo do governo do Brasil é que os brasileiros que foram ao Japão para trabalhar permaneçam no país asiático. Isso foi o que informou o diretor do Departamento Consular de Brasileiros no Exterior, o embaixador Eduardo Ricardo Gradilone Neto.

Ele também afirmou que o governo tomou medidas para atenuar os efeitos da crise nessas pessoas, como a possibilidade de sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), para aqueles que têm conta inativa, de acordo com a Agência Câmara.

Sem privilégios

Durante audiência pública promovida pela Comissão de relações Exteriores e de Defesa Nacional, Gradilone explicou que o governo não está concedendo ajuda diferente da que é dada aos brasileiros que trabalham aqui. Para receber o seguro-desemprego, por exemplo, o dekassegui precisa ter contribuído com os encargos sociais, porém, poucos são os que pagam.

Continua depois da publicidade

“Nessa crise estamos vendo que menos brasileiros do que gostaríamos contribuem com todas as prestações: Previdência Social, seguro médico, Imposto de Renda. Às vezes o brasileiro prefere arriscar a não fazer as contribuições pensando que vai voltar ao Brasil e não vai poder aproveitá-las”, disse.