“Super Dilma” volta ao Facebook e comemora os números de emprego no Brasil

"O esforço da presidenta Dilma em combater os efeitos da crise mundial e garantir o emprego para o trabalhador brasileiro deu resultado", diz o perfil oficial do Facebook; contudo, cenário pela frente é complicado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – No seu Facebook oficial, a presidente Dilma Rousseff apresentou-se novamente como a “Super Dilma” ao falar sobre os dados de emprego no País e destacar que o Brasil atingiu a marca de 5.277.071 novos empregos com carteira assinada gerados entre 2011 e 2014, no seu primeiro mandato como presidente.

“O esforço da presidenta Dilma em combater os efeitos da crise mundial e garantir o emprego para o trabalhador brasileiro deu resultado. O Brasil atingiu a marca de 5.277.071 novos empregos com carteira assinada, gerados entre 2011-2014, com um crescimento de 11,97% no período.

O número de um mandato de Dilma supera os oito anos do governo FHC, que somou 5.016.672 empregos entre 1995 e 2002. Lembrando que, durante a crise, de 2008 até agora, o País gerou mais de 10,5 milhões de postos de trabalho, enquanto o mundo calcula ter perdido até 62 milhões de vagas”, diz o texto do seu perfil oficial, que traz uma montagem de Dilma com uma capa de super herói no dia em que tomou posse.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Anteriormente, Dilma já havia se “transformado” em super heroína quando comentou os números de inflação.

Cenário complicado à frente
Contudo, mesmo com a presidente Dilma comemorando os números de emprego, a criação de empregos com carteira assinada teve em 2014 o pior resultado da série histórica iniciada em 2002, informou na última quinta-feira (22) Ministério do Trabalho e Emprego. No ano, foram gerados 397 mil novos postos de trabalho, desempenho 64,5% inferior ao de 2013, quando o saldo atingiu 1,1 milhão de vagas. O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado em Florianópolis, frustrou a previsão de se criar 1,5 milhão de vagas feita pelo ministro Manoel Dias no início do ano passado.

Em dezembro, o mercado de trabalho registrou encolhimento de 555 mil vagas. Foi o pior resultado para o mês desde 2008, quando estourou a crise financeira global. No mês passado, houve 1,176 milhão de admissões e 1,732 milhão de cortes.

Continua depois da publicidade

Na avaliação do economista da Fundação Seade, Alexandre Loloian, coordenador da pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), o saldo do ano é muito baixo para um governo que previa resultados mais robustos. O desempenho do mercado de trabalho, segundo ele, ficou “muito aquém” do esperado, principalmente no fim do ano, a partir de outubro e novembro.

(Com Agência Estado)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.