Com pente-fino nos cargos, Planalto ameaça deputados pró-impeachment de Dilma

O objetivo do mapeamento é verificar as indicações políticas e usá-las como forma a evitar o impeachment da presidente Dilma Rousseff

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Palácio do Planalto está fazendo um pente-fino nos cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões do governo, informa o jornal O Estado de S. Paulo. O objetivo do mapeamento é verificar as indicações políticas e usá-las como forma a evitar o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Conforme informa o jornal, o objetivo é tentar detectar os “reais padrinhos” dos ocupantes dos cargos de confiança em Brasília e nos Estados para pressioná-los a votar contra o afastamento, ou negociar essas nomeações com quem esteja disposto a defender a permanência da petista. 

O governo evita informar quantos são os cargos distribuídos a afilhados de parlamentares ou caciques políticos entre os cerca de 22 mil postos comissionados na máquina federal; porém,  há deputados publicamente favoráveis ao impeachment que indicaram nomes para essas vagas.

Continua depois da publicidade

Além disso, há também a chamada “barriga de aluguel”: ou seja, um parlamentar indica um nome que, na verdade, é ligado a outra legenda ou grupo político, o que torna mais difícil o rastreamento.

Entre os que estão na mira do governo, estão os afilhados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ): o Planalto trata como “inaceitável” manter as indicações feitas pelo peemedebista. Outra situação já detectada envolve o principal órgão do turismo e a bancada do PMDB catarinense.

O jornal ressalta que o Planalto, no entanto, sabe que é muito difícil desenrolar o novelo de cada nomeação e detectar a origem da indicação política. O trabalho em curso envolve vasculhar nomeações antigas, inclusive dos governos Itamar Franco, que era peemedebista, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB): várias nomeações foram esquecidas e os supostos afilhados ainda estão nos mesmos cargos. 

Continua depois da publicidade


Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.