RH: conheça os problemas de comunicação que devem ser evitados

Existem pessoas que falam rápido demais e acabam se tornando incompreensíveis; outras, falam muito devagar e são cansativas

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – A atuação do profissional de recursos humanos (RH) abrange praticamente todas as etapas pelas quais passa o colaborador. Ele acompanha um funcionário desde a sua contratação até a saída da empresa. Por estes motivos é que ele se comunica a todo o momento. “Mesmo quando não está falando”, de acordo com Reinaldo Passadori, diretor do Instituto Reinaldo Passadori.

Em palestra realizada durante o 2º ConviRH (Congresso Virtual de Recursos Humanos), ele disse que gestos, olhares e até o silêncio que se adota podem dizer muito mais do que palavras. Por isso, o profissional de RH precisa tomar cuidado, para não ter problemas de comunicação. “Os problemas mais comuns são atrelados a detalhes, comportamentos e atitudes”, disse Passadori.

Conheça-os

Na palestra, ele lista quais são os principais problemas de comunicação que um profissional de RH pode ter. Veja-os a seguir:

Continua depois da publicidade

Dica

Para melhorar a comunicação com o outro, Passadori indica que a pessoa fale com entusiasmo, e que tenha alegria de viver. “Existem pessoas que vivem do passado, da glória, e outras que vivem do que virá, do futuro. Esqueçam isso e dêem importância ao presente”.