Lula é condenado por Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão

Ex-presidente não será preso e poderá recorrer em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, condenou, nesta quarta-feira (12), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção no caso envolvendo um apartamento tríplex no Guarujá (SP). É a primeira sentença contra o petista no âmbito da operação.

Segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, que ofereceu denúncia em setembro do ano passado, teriam sido repassados ao petista R$ 3,7 milhões em propina por conta de três contratos entre a empreiteira OAS e a Petrobras. O repasse teria ocorrido por meio do imóvel e do pagamento pelo armazenamento de bens recebidos por Lula entre 2011 e 2016 como presentes recebidos durante o mandato.

No que se refere ao armazenamento de bens, no entanto, o magistrado absolveu Lula por “falta de prova suficiente da materialidade”. Na sentença, Moro sustentou que a prisão imediata de um ex-presidente “não deixa de envolver certos traumas” e que a “prudência” recomenda que se aguarde o julgamento em segunda instância.

Continua depois da publicidade

Amparado pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal de que prisões devem ser consumadas apenas após condenação em segunda instância, Lula não será preso e poderá recorrer em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Caso não haja condenação em segunda instância, o ex-presidente ainda poderá concorrer nas eleições de 2018, visto que não estará enquadrado na chamada Lei da Ficha Limpa.

“A prática do crime corrupção envolveu a destinação de dezesseis milhões de reais a agentes políticos do Partido dos Trabalhadores, um valor muito expressivo. Além disso, o crime foi praticado em um esquema criminoso mais amplo no qual o pagamento de propinas haviam se tornado rotina”, diz o juiz em sentença.

“A culpabilidade é elevada. O condenado recebeu vantagem indevida em decorrência do cargo de Presidente da República, ou seja, de mandatário maior. A responsabilidade de um Presidente da República é enorme e, por conseguinte, também a sua culpabilidade quando pratica crimes. Isso sem olvidar que o crime se insere em um contexto mais amplo, de um esquema de corrupção sistêmica na Petrobras e de uma relação espúria entre ele o Grupo OAS. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada, o que também deve ser valorado negativamente”, complementou o magistrado sobre o crime de corrupção no documento de 260 páginas.

Continua depois da publicidade

O magistrado escreveu ainda que o presidente tem, “orientado por seus advogados, adotado táticas bastante questionáveis, como de intimidação do ora julgador, com a propositura de queixa-crime improcedente, e de intimidação de outros agentes da lei, Procurador da República e Delegado, com a propositura de ações de indenização por crimes contra a honra”. Disse Moro que o ex-presidente “tem ainda proferido declarações públicas no mínimo inadequadas sobre o processo, por exemplo sugerindo que se assumir o poder irá prender os Procuradores da República ou Delegados da Polícia Federal”.

“Essas condutas são inapropriadas e revelam tentativa de intimidação da Justiça, dos agentes da lei e até da imprensa para que não cumpram o seu dever.  Aliando esse comportamento com os episódios de orientação a
terceiros para destruição de provas, até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entrentanto, considerando que a prisão cautelar de um ex-Presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação. Assim, poderá o ex-Presidente Luiz apresentar a sua apelação em liberdade”, dizia a sentença do magistrado.

Clique aqui para ter acesso à íntegra da sessão

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.