PGR denuncia Jucá, líder do governo no Senado, na Operação Zelotes

O ministro Ricardo Lewandowski será o relator do caso, que segue sob segredo de justiça

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A PGR (Procuradoria Geral da República) denunciou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), por crimes na Operação Zelotes, que apura fraudes no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).

O ministro Ricardo Lewandowski será o relator do caso, que segue sob segredo de justiça. Segundo as investigações, parlamentares teriam atuado em mudanças em medida provisória em troca de benefícios. Eles são suspeitos de terem cometido corrupção passiva e prevaricação.

Além de Lewandowski, os ministros Edson Fachin, Celso de Mello, Gilmar Mendes e Dias Toffoli integram o grupo e decidirão se Jucá vai virar ou não réu.

Continua depois da publicidade

A Operação Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal, em março de 2015, para investigar um esquema de corrupção no Carf, responsável por julgar os recursos administrativos de autuações contra empresas e pessoas físicas por sonegação fiscal e previdenciária.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.