“Por que votar em João Amoêdo”, por Pablo Spyer

Não faz sentido votar na mesmice, aponta o economista

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pablo Spyer
Economista pela Florida International University , EUA.
MBA em mercados de Capitais pela USP.

A explicação sobre por que voto em João Amoêdo não expressa apenas minha opinião. Expressa, sim, algo que nasceu de meus sentimentos mais profundos.

Sou uma pessoa que trabalha muito e há muito tempo. Quase não tenho tempo para minha vida particular. E estou insatisfeito, de novo, com o que está aí.

Continua depois da publicidade

Este texto foi escrito com o coração, com respeito a todos os candidatos, a minha família e também, a mim mesmo.

Gosto de mudanças (no trabalho, na vida, no governo) quando acredito que as coisas não estão indo bem. E gosto de manter tudo como está quando uma estratégia é vitoriosa. Além disso, dificilmente (ou pelo menos raramente e a contragosto) voto num mesmo candidato. Sou favorável à ideia que, na situação de nosso amado Brasil, os cargos públicos tenham 5 anos sem direito à reeleição.

Quando votei em Fernando Henrique Cardoso em 1994, tinha, aos 18 anos, acabado de entrar no mercado financeiro e a maioria dos colegas da corretora que eu trabalhava, assim como a maioria do povo brasileiro, o apoiava.

Continua depois da publicidade

FHC tinha sido ministro da Fazenda de Itamar Franco e criado o plano real, tirando o Brasil de uma espiral inflacionária que parecia não ter solução. Na minha cabeça, era o certo a se fazer: mudar, buscar algo novo e ele parecia ser a melhor opção daquele momento. Assim, buscando o novo, votei em Fernando Henrique, que ganhou no primeiro turno.

Leia também: 
– “Por que votar em Geraldo Alckmin”, por Andre Lichtenstein
“Por que votar em Jair Bolsonaro”, por André Gordon
“Por que Henrique Meirelles seria o melhor presidente para o Brasil”, por Jason Vieira

Em 2002, quando votei no Lula, votei porque queria mudança, de novo. Naquela época, trabalhava no Santander, muita gente do banco assim como eu, defendia o “revezamento governamental“.

Continua depois da publicidade

Queríamos algo novo, não aguentávamos mais os cenários político e econômico, cenários que que ainda me incomodam. Naquele momento, me pareceu certo mudar, sair da zona de conforto, buscar algo novo. Votei no Lula, e ele ganhou.

Agora, de novo, quero uma chocalhada no país, algo novo. João Amoêdo é a novidade, representando esse partido, o NOVO. Na minha cabeça, não faz sentido votar na mesmice, onde, na minha humilde opinião, as coisas não vão bem.

Analisei o passado e as propostas do Amoêdo. Por exemplo, acabar com os privilégios é um dos temas que me agrada muito. O fim do fundo partidário, também. Não morar em palácios, não usar cartão corporativo são outras ideias que soam bem em meus ouvidos. Gostei.

Continua depois da publicidade

De novo, quero algo diferente e por isso voto neste NOVO. Optei: voto no João.

Qualquer coisa, na próxima eleição, mudo de novo…

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos