BHP ainda negocia com mineradora Agnelli fatia em projeto de minério na Guiné

"As discussões continuam", disse o presidente-executivo da BHP, Andrew Mackenzie, a acionistas durante a assembleia geral anual do grupo em Londres

Reuters

Publicidade

LONDRES – A mineradora BHP Billiton disse nesta quinta-feira que ainda está em negociações com a B&A, empresa de mineração co-fundada pelo ex-presidente da Vale (VALE3, VALE5), Roger Agnelli, sobre a venda da fatia da BHP no depósito de minério de ferro de Mount Nimba, na Guiné.

“As discussões continuam”, disse o presidente-executivo da BHP, Andrew Mackenzie, a acionistas durante a assembleia geral anual do grupo em Londres, acrescentando que a B&A Mineração, de Agnelli, ainda não havia chegado a uma decisão.

A BHP escolheu a B&A como a ofertante preferencial por sua participação em Mount Nimba, um dos maiores depósitos de minério de ferro na Guiné, em dezembro passado.

Continua depois da publicidade

No entanto, pelo menos uma fonte familiarizada com o assunto, desde então, disse que o interesse do lado do possível comprador havia esfriado.

A BHP, maior mineradora do mundo, atualmente detém uma participação de cerca de 40 por cento no empreendimento por trás do depósito de Mount Nimba. A mineradora de ouro Newmont detém mais 40 por cento.

A fatia da terceira participante, a francesa de construção de usinas energéticas Areva, está tendo sua fatia comprada pela BHP e pela Newmont, o que deixaria ambas empresas com participações de 50 por cento no empreendimento, disse recentemente uma fonte familiarizada com o assunto.

Continua depois da publicidade

A BHP decidiu no ano passado sair do projeto de minério de ferro de Mount Nimba, em meio a uma redução de sua presença em projetos de minério de ferro no oeste africano para se concentrar em seus projetos principais.