Em segunda-feira de feriados e dados da China, Ibovespa Futuro opera estável

Feriados locais em EUA e França não deixarão as bolsas fechadas, mas devem afetar o volume financeiro; China e dados americanos seguirão em pauta

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa Futuro inicia a semana com fraca oscilação, com os investidores aproveitando esta segunda-feira (11) de feriados internacionais para digerir os importantes indicadores divulgados desde semana passada por Estados Unidos e China. A última semana de resultados brasileiros também promete agitar o mercado. Segundo cotação das 9h07 (horário de Brasília), os contratos futuros com vencimento em dezembro mostravam leve alta de 0,16%, a 52.385 pontos.

Nesta segunda é comemorado nos EUA o feriado do Dia dos Veteranos, no qual o mercado de títulos estará fechado, mas o acionário funcionará normalmente. Já na França, há um feriado público, mas que também não deixará a bolsa de Paris fechada. Vale lembrar que aqui também teremos um feriado nesta semana: a Proclamação da República, no dia 15 (sexta-feira). Nesta data, não haverá negociações na BM&FBovespa.

Apesar da semana “curta”, não faltarão referências para os investidores. Nos EUA, os indicadores divulgados na última semana alimentaram ainda mais a expectativa de que o Federal Reserve antecipe o início da retirada do QE3 (Quantitative Easing 3), programa de estímulo do governo que consiste na compra mensal de até US$ 85 bilhões. Com isso, a agenda de indicadores norte-americana deverá ganhar ainda mais importância ao longo do mês. Nesta semana, dados de emprego, inflação e produtividade serão divulgados por lá entre quarta e sexta-feira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já na China, a expectativa para os resultados da terceira reunião da plenária do Partido Comunista Chinês deve seguir em pauta, com a a possibilidade de uma grande quantidade de reformas – o país vive temores de que uma bolha imobiliária possa estar se formando, o que levaria as autoridades a intervir com o intuito de frear o crescimento interno. Mesmo com essa apreensão, as bolsas chinesas fecharam em leve alta, impulsionadas pelos bons dados da atividade econômica chinesa. Na agenda local, a produção industrial do país que cresceu 10,3% em outubro, enquanto o índice de inflação ao consumidor subiu 3,2% nos últimos 12 meses.

Brasil: resultados e Focus
Por aqui, a temporada de resultados promete trazer um toque a mais de volatilidade, já que as empresas têm até o dia 14 para apresentar seus balanços referentes ao 3º trimestre. Nesta segunda, mais de 10 resultados deverão repercutir na Bovespa, com destaque para Light, Copel, V-Agro e BB Seguridade.

Na agenda doméstica, o Banco Central divulgou a versão semanal do relatório Focus, mostrando que os economistas mantiveram a perspectiva de que a Selic encerrará este ano a 10% e o próximo a 10,25% ao ano. Em relação à inflação em 2013, as projeções se mantiveram em 5,85% para 2013 e foram elevadas de 5,92% para 5,93% em 2014. Já a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) em 2013 foi mantida em 2,50% em 2013 e diminuiu ligeiramente para 2014, de 2,13% para 2,14%.

Continua depois da publicidade

Europa
Na Europa, as bolsas operam perto da estabilidade, depois de registrar a quinta semana seguida de ganhos. Os investidores avaliam os bons dados da economia chinesa, mas ainda repercutem a decisão do BCE (Banco Central Europeu) da última quinta-feira de realizar um corte da taxa de juros e os dados do mercado de trabalho norte-americano, que aumenta as sinalizações de que o Fed diminuirá o QE3.

Na França, destaque para a fala do ministro das finanças Pierre Moscovici, que destacou em entrevista à TV TV5 que conseguir a nota “triplo A” das agências de rating não é uma prioridade. Ele destacou ainda que os mercados reagiram demonstrando confiança na França após a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixar o rating soberano do país de AA+ para AA na semana passada.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers