Bolsas marcam leve queda enquanto EUA inicia reunião de política monetária

Fomc começa a primeira reunião no ano, depois do último evento ter sido marcado por sinais de que os estímulos poderiam ser retirados antes do esperado

Fernando Ladeira

Publicidade

SÃO PAULO – Como vem acontecendo desde a última semana, os mercados acionários internacionais mostram poucas oscilações durante o período da manhã. Nesta terça-feira (29), o principal indicador para os investidores até o momento não surpreendeu: a confiança dos consumidores da Alemanha mostrou estabilidade em janeiro.

As atenções do mercado agora se voltam para os EUA, onde os membros do Fomc (Federal Open Market Committee) dão início a uma reunião de dois dias, para avaliar os atuais programas bilionários de compras de ativos.

Na Europa, o dia é de leves perdas. A pior trajetória fica por conta do Ibex 35, responsável por seguir o desempenho da bolsa de Madri, que cai 0,26%. A exceção fica por conta do FTSE 100, de Londres, que sustenta ligeiros ganhos de 0,18%, sustentado pelas mineradoras. Seguindo uma alta nos preços das commodities, as ações do setor marcam fortes ganhos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A última reunião do comitê, que se assemelha ao Copom (Comitê de Política Monetária) no Brasil, ocorreu em meados de dezembro, e surpreendeu o mercado ao revelar que alguns membros sinalizavam para a retirada dos estímulos à economia antes do esperado pelo mercado.

No cenário corporativo, a temporada de resultados continua intensa por lá, com a divulgação dos números de empresas como Ford, Pfizer e U.S. Steel. Chama atenção também o Goldman Sahcs, que durante a madrugada vendeu US$ 1 bilhão em ações da chinesa Internacional and Commercial Bank of China.

Para o restante do dia os investidores avaliam mais dois indicadores nos EUA. Às 12h00 será anunciado o S&P/Case-Shiller Home Price para novembro, responsável por medir os preços dos imóveis por lá, enquanto às 13h00 será anunciada a confiança do consumidor em janeiro.

Continua depois da publicidade

Na agenda local, a FGV (Fundação Getulio Vargas) mostrou uma confiança da indústria praticamente estável entre dezembro e janeiro, apesar da ligeira alta (de 106,4 pontos para 106,5 pontos) ser o suficiente para renovar a máxima desde junho do ano passado.

Esse alta se deve a uma melhora no índice que mede a situação atual da indústria, enquanto houve uma ligeira deterioração no índice que mede as expectativas. Já o nível de utilização da capacidade instalada avançou em janeiro e alcançou a máxima desde fevereiro de 2011, aos 84,5%.

Entre os países emergentes, destaque para a Índia. Por lá, o banco central do país cortou a principal taxa de juros de 8% ao ano para 7,75% ao ano, na primeira redução dos juros desde abril do ano passado.