OCDE diz que G20 deve pressionar EUA por solução de abismo fiscal

Secretário-geral da OCDE disse estar otimista sobre acordo do Congreso dos EUA para evitar o abismo fiscal

Reuters

Publicidade

CIDADE DO MÉXICO – O grupo das 20 principais economias do mundo deve pressionar os Estados Unidos sobre os cortes automáticos de gastos e aumento nos impostos que ameaçam o país e o crescimento global, disse o secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) no sábado (3).

Jose Angel Gurria também disse que estava otimista de que o Congresso dos EUA chegará a um acordo para evitar o chamado abismo fiscal de 600 bilhões de dólares, em cortes de gastos e aumento nos impostos que devem iniciar em 1º de janeiro.

Gurria, que está no comando da OCDE desde 2006, também disse que a Europa deveria dar as boas-vindas a qualquer pedido de resgate espanhol.

Continua depois da publicidade

“Se a Espanha decidir, devemos emitir sinais fortes de boas-vindas e que o sistema estaria preparado para apoiar um membro da família”, disse ele, referindo-se à Europa.

Nos últimos nove meses, a Espanha está no foco principal da crise da dívida na zona do euro que já dura três anos, e já obteve uma linha de crédito de até 100 bilhões de euros (128,450 bilhões de dólares) para seus bancos.

Tópicos relacionados