Com fim do prazo, elétricas decidem renovar concessões de energia

Entre as mais afetadas, a Eletrobras, Copel e Cemig já apresentaram suas propostas de renovação à Aneel; Cemig deixou três usinas fora do pedido de renovação

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgará nesta terça-feira (16) a lista com as elétricas que optaram por renovar por mais 30 anos as concessões de energia elétrica com vencimento previsto entre 2015 e 2017.

Algumas das empresas mais afetadas pela Medida Provisória 579, anunciada pelo governo em setembro, e que prevê mudanças nas renovações de concessões – entre elas as empresa do Grupo Eletrobras (ELET3, ELET6), Copel (CPLE6) e Cemig (CMIG4) -, já apresentaram suas propostas de renovação à agência.

Entre as outras companhias que manifestaram o interesse de renovação das concessões estão a Cesp (CESP6), Celesc (CLSC4), CPFL Energia (CPFE3) e Transmissão Paulista (TRPL4).

Continua depois da publicidade

A expectativa é que com a renovação haja redução das receitas das empresas com geração e transmissão de energia, abatendo do preço os investimentos já amortizados. Além disso, as regras da renovação das concessões determinam que toda a energia das usinas com contratos prorrogados seja destinada ao mercado cativo.

No caso da Cemig, a empresa deixou fora do pedido de renovação de concessões as hidrelétricas São Simão, de 1,7 mil megawatts (MW), Jaguara (424 MW) e Miranda (408 MW) e solicitou a renovação de outras concessões de geração e transmissão com resssalvas. A empresa realizará na tarde desta terça-feira uma teleconferência para detalhar o processo de renovação das concessões. 

Leia mais:

Continua depois da publicidade

Cemig deixa três hidrelétricas fora de renovação de concessões

Empresas da Eletrobras pedem renovação das concessões

Eletrosul e Chesf pedem renovação das concessões

Continua depois da publicidade

Furnas comunica à Aneel interesse em renovar concessões

Cesp pede renovação de concessões de três hidrelétricas

CPFL pede renovação de concessão de distribuidoras

Continua depois da publicidade

Copel realiza pedido de renovação de concessões junto à Aneel