Itália realiza leilão bem sucedido com menor taxa em um ano

Com a nova venda, governo italiano já obtém 80% do financiamento planejado para este ano; benchmark alemão bate recorde

Publicidade

SÃO PAULO – Os yields de alguns dos países mais encrencados da zona do euro, como Itália e Espanha, recuam com a expectativa de que o socorro pelo BCE (Banco Central Europeu) aconteça em breve. A Itália realizou um leilão bem sucedido de dívidas com prazo de cinco anos, e as vendeu com a menor taxa de juros em um ano: 4,09% para € 2,7 bilhões.

Na última venda, os papéis foram repassados com custo de 4,73%, no final de agosto. Com a venda, o país obteve 80% do volume financeiro total que planejava angariar neste ano.

Espanha e Alemanha
Os papéis espanhois também avançam, e suas taxas caem para o menor patamar em dois meses, com a esperança de o governo anunciar o pacote de resgate.

Continua depois da publicidade

Na Alemanha, as taxas dos papéis com maturação para dez anos declinam para o menor nível desde 5 de setembro. O índice dos yields para este período retrocede pelo sexto trimestre seguido, o maior período contínuo de queda desde 1998.

País Rendimento Variação Spread vs. Bund*
Grécia 19,78% +0,44% +18,34
Portugal 8,99% +1,26% +7,55
Itália 5,16% -1,09% +3,72
Espanha 6,01% -1,34% +4,57
França 2,20% -0,32% +0,76
Alemanha 1,44% -0,48%

* Diferença calculada em pontos percentuais. Fonte: Bloomberg

Entenda: quanto maior, pior
Os títulos públicos são uma das maneiras que os governos possuem para se financiar, enquanto a variação diária dos rendimentos decorre das negociações no mercado secundário. O juro pago pelo governo e o valor do papel são definidos no momento da emissão dos títulos, mas este último sofre variação no mercado secundário.

Continua depois da publicidade

Assim, quanto mais arriscado um investimento, maior será o prêmio demandado pelos investidores no mercado secundário. Portanto, o valor do título recua e, consequentemente, o rendimento no mercado secundário aumenta. Tal variação positiva é uma indicação de que caso o governo opte por emitir novos papéis o custo para se financiar deverá ser maior.