Carreira: zelo por patrimônio pode impedir mudanças, e avanços!

Por medo de arriscar e perder o que já conquistou, muitas pessoas acabam por estagnar vida profissional

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos profissionais, mesmo insatisfeitos com o trabalho, realizam as mesmas tarefas durante anos. Uma explicação para isso pode ser o excesso de zelo por tudo que possuem. O medo de arriscar faz com que estas pessoas se submetam a diversas situações prejudiciais à saúde e à auto-estima no trabalho.

Com este tipo de atitude, o profissional acaba estagnando. Não cresce na carreira porque simplesmente não gosta mais, o que impede que se destaque e seja visto como um ótimo profissional, e, ainda por cima, não muda.

Diversas etapas

O profissional que não controla o medo acaba por ser controlado por ele. Pessoas em começo de carreira sofrem deste mal porque têm a sensação de que, se arriscarem, poderão fracassar e estarão regredindo. Todos os anos de estudo seriam jogados fora e, por isso, eles não tomam outra direção.

Continua depois da publicidade

Já quem atingiu um patamar elevado na carreira tem medo da mudança por também temerem perder tudo aquilo que já juntaram durante toda a vida: um bom estudo para os filhos, carros, casas e algumas mordomias.

Este excesso de zelo pode estar relacionado ao fato de o profissional não querer perder seu padrão de vida. Neste caso, devem ser colocados em uma balança a satisfação profissional e seu patrimônio. O que pesa mais?

Combata seu medo

Um primeiro passo para combater seu medo é reconhecê-lo. Pense no futuro de sua carreira em pontos como produtividade, prazer, família, vida amorosa e desenvolvimento de habilidades. Cada um destes tópicos vai lhe apresentar possíveis medo: da rotina, do tédio e, principalmente, de arriscar.

Continua depois da publicidade

Arriscar não significa somente perder. Se está descontente no trabalho, busque alternativas. Você pode ganhar menos, mas terá muito mais tempo ou disposição para sua família, por exemplo.

É preciso ter zelo por tudo o que possui, principalmente porque isso é fruto de seu esforço. Mas, ao extremo, este cuidado com suas coisas pode lhe prejudicar, como o que acontece com quem se anula para manter suas propriedades. Pense nisso!