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SÃO PAULO – O Bank of America Merrill Lynch realizou uma reunião com a Rumo Logística, braço da operação logística da Cosan (CSAN3). De acordo com o CEO (Chief Executive Officer) da Rumo, Julio Fontana, o foco da companhia seguirá no crescimento e na entrega do plano de negócios, além dos planos de IPO (Oferta Inicial Pública de Ações), que também seguem em pauta.
De acordo com os analistas do BofA, Fernando Ferreira e Isabella Simonato, as conclusões mais importantes da reunião foram a intenção da Rumo em diversificar o portfólio para outras regiões, como o Centro-Oeste, após a aprovação do novo regulamento da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Além disso, os analistas ressaltam que a companhia continuará a usar o excesso de capacidade no porto de Santos para elevar a movimentação de grãos, de modo a reduzir a volatilidade dos ganhos somente no transporte de açúcar. Com relação a esse último produto, a empresa apresenta posição de liderança, com participação de mercado em 50%. De acordo com Ferreira e Simonato, essa diversificação nos produtos ocorre em meio a duplicação da capacidade de transporte da companhia para 18 mil toneladas, enquanto a produção de açúcar no País continua restrita.
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Desse modo, a Rumo está trabalhando para transportar soja e farelo de soja. Os analistas ressaltam que a companhia da CSN não será responsável pelo transporte desses produtos, que é feito pela ALL (ALLL3).
Previsão de novos investimentos
Durante o encontro, o CEO da companhia afirmou que realizará investimentos de R$ 600 milhões nos terminais portuários e de logística no Centro-Oeste, que se referem principalmente à duplicação da rede ferroviária que vai até o Porto de Santos. De acordo com os analistas, esse investimento pode apresentar atrasos, já que necessita de licenças ambientais para ser iniciado.
Os analistas também destacam que a Rumo estuda ainda outros investimentos que poderiam incluir novos terminais portuários em outros Estados, além de tornar-se uma operadora independente de logística após a nova regulamentação da ANTT, incluindo o transporte de grãos no Norte-Sul ferroviária, a partir do Centro-Oeste região e do Porto de Santos. Além disso, a companhia também visa otimizar a utilização da capacidade de seus vagões, com o transporte de fertilizantes.
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Recomendação de compra
Para Ferreira e Simonato, que os lucros terão forte crescimento e o Ebitda (geração operacional de caixa) pode dobrar em 2 a 3 anos, assim que o capex (investimento em capital) em R$ 1,3 bilhão for concluído.
Desse modo, os analistas seguem com recomendação de compra para os ativos da Cosan e da Cosan Limited (CZLT11), classificando-a como a top pick no setor de agronegócio na América Latina, e possuindo preço-alvo dos ativos CSAN3 para doze meses de R$ 34,00, o que configura um potencial de valorização de 16,56% em relação ao fechamento de sexta-feira (10). “A Cosan vem diversificando além do setor de açúcar e etanol, de modo a reduzir a volatilidade do lucro volatilidade, tornando a empresa mais defensiva”, afirmam.