Alunos em cursos a distância no Brasil aumentam 60% em 2005

No ano passado, 500 mil estudantes realizaram cursos nesta modalidade. Em 2004, foram 310 mil alunos

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância de 2006, elaborado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, o número de estudantes que fizeram cursos a distância no Brasil, em 2005, aumentou cerca de 60% com relação a 2004.

Segundo a pesquisa, no ano passado, 500 mil alunos realizaram cursos a distância, enquanto em 2004, foram 310 mil estudantes que participaram de cursos deste tipo.

Qualidade

O secretário de Educação a Distância do MEC (Ministério da Educação), Ronaldo Mota, disse que a educação nessa modalidade não deixa nada a desejar, se comparada a outros cursos. “Os profissionais formados pela educação a distância que estão atuando profissionalmente demonstram que não ficam devendo nada àqueles formados pela educação tradicional”, afirmou Motta.

Continua depois da publicidade

Ele ainda afirmou que os profissionais formados por cursos a distância desenvolvem autodisciplina. “Portanto estão mais aptos, em média, para enfrentar novos desafios”, completou o secretário.

Estudo

A pesquisa abrangeu todas as instituições de ensino que têm esta modalidade de educação no País, e levantou dados como formato de cursos, método e desenvolvimento das atividades.

O estudo identificou que o aumento deste tipo de curso não significa que mais pessoas estão usando a internet para aprimorar o conhecimento. No Brasil, a maior parte da educação a distância é feita por meio de impressos, principalmente apostilas.

Continua depois da publicidade

Motta ressaltou que os cursos a distância são importantes porque atingem pessoas que não estão inseridas no mercado de trabalho (idosos, donas de casa e outros) e regiões que não têm acesso à educação.