Empresas: 40% ignoram exigência de contratação de aprendiz em São Paulo

Dado foi colhido durante fiscalização da Delegacia do Trabalho de São Paulo, com base em 7.278 empresas da região

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – O Projeto Aprendiz, que obriga as empresas do estado de São Paulo a contratarem aprendizes, ainda não foi aplicado por 40% das companhias da região. O dado é de levantamento feito pela Delegacia do Trabalho de São Paulo, com base em 7.278 fiscalizações.

A procura por empresas que não seguem o programa, realizada entre outubro de 2004 e agosto de 2006, tem por objetivo orientar para o cumprimento da legislação. O valor de multa previsto em lei para quem não cumprir com o projeto é de R$ 402,53 por vaga não preenchida e de até R$ 4.025,30, em caso de reincidência.

Boa opção para empresas

Segundo a advogada especializada na área trabalhista, Nádia Demoliner, apesar de conter exigências, o programa é uma boa opção para as empresas. “O Projeto Aprendiz é uma alternativa para as empresas poderem contratar menores de forma legal, respeitando alguns limites impostos pelo programa”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as exigências do projeto estão: o contratado deve estar matriculado em curso profissionalizante, a empresa tem que manter no mínimo 5% e, no máximo, 15% de aprendizes, a jornada máxima de trabalho é de 6 horas e o contrato deve ser vinculado ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Programa

O projeto foi lançado no final de 2004, com o objetivo de oferecer oportunidades para os jovens de realização de tarefas compatíveis com seus desenvolvimentos físicos, morais e psicológicos.

De acordo com a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas – a aprendizagem tem função de oferecer formação profissional e ingresso no mercado de trabalho para jovens de 14 e 24 anos.