Bolsas da Ásia sobem em dia calmo pós-feriado de Natal

Com boa parte dos mercados internacionais fechados, bolsa de Xangai sobe 2,7% em meio a expectativas por estímulos na China

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Com a maioria dos mercados da Ásia e Europa fechados em função do feriado de Natal, a bolsa de valores de Xangai, um das poucas que tiveram negociação nesta sexta-feira (26), encerrou em alta pelo segundo pregão seguido. O índice Xangai Composto subiu 2,77%, a 3.158 pontos, em meio à especulação renovada de medidas de estímulos. As bolsas que não operaram hoje voltaram a abrir o pregão na próxima segunda-feira. 

O mercado espera por um afrouxamento monetário maior na China, o que impulsionou nesta sessão papéis do setor bancário. As ações subiram em função de notícias de que o país está aliviando as restrições dos bancos usarem depósitos para fazer empréstimos.

Em Tóquio, o Nikkei subiu 0,06%, a 17.189 pontos, sentindo um pouco o retrocesso na campanha do primeiro-ministro Shinzo Abe para conter a deflação. O índice de preços ao consumidor no país subiu 0,7% no mês passado, desacelerando dos 0,09% do mês anterior. 

Continua depois da publicidade

Já na Europa, as ações da Rússia sobem pelo terceiro dia com a recuperação do rublo registrada mais cedo. A moeda opera aos seus níveis mais fortes em mais de três semanas depois que o governo ordenou que os exportadores vendam dólar para evitar crise bancária. Na semana passada, a moeda da Rússia caiu para o menor nível histórico por conta das fortes quedas do preço do petróleo, a espinha dorsal da Rússia, e das sanções do Ocidente sobre a crise na Ucrânia, que tornaram quase impossível para as empresas russas contrair empréstimos nos mercados ocidentais. 

Nesta sessão, o petróleo Brent, negociado em Londres, registrava valorização de 0,53%, a US$ 60,56, depois que a Arábia Saudita manifestou confiança do barril a US$ 80 no próximo ano. Apesar dos ganhos de hoje, a commodity caminha para sua quinta semana seguida de perdas.