Nouriel Roubini avalia que possível alta no juro básico pelo BCE seria um erro

Economista ponderou que, caso o BCE aumente a taxa em abril, haverá um distanciamento entre as economias da região

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista à CNBC, o economista Nouriel Roubini avaliou que o BCE (Banco Central Europeu) não deveria elevar a taxa básica de juro da Zona do Euro nos próximos meses, pois causará em um distanciamento ainda maior entre as economias da região. 

Roubini destacou que a possibilidade de elevação da taxa de juro de referência é um “engano”, observando que a autoridade está se apressando nesta questão. A maior preocupação do economista é que com o aumento da taxa, as economias mais debilitadas da Zona do Euro ficarão ainda mais fracas em relação aos países mais fortes. 

De acordo com a matéria, Roubini indicou seu receio de que Portugal poderá precisar de ajuda tanto do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do programa de auxílio da União Europeia. Além disso, a situação da Espanha parece ser ainda mais preocupante, “acredito que o maior problema será Espanha, já que atualmente é grande demais para falir, mas grande demais também para salvar”, afirmou Roubini. 

Continua depois da publicidade

Jean –Claude Trichet
A avaliação do economista acontece após o presidente do Banco Central Europeu, Jean –Claude Trichet, ter indicado que é possível que seja realizada uma alta no juros no mês de abril, “uma elevação é possível, mas não certa” afirmou Trichet. Vale lembrar que na última sessão, a autoridade manteve pelo 23º mês consecutivo a taxa básica de juros em 1,00% ao ano.