Projetos em tramitação: direitos dos domésticos podem ser ampliados

Um dos projetos diz respeito ao aumento das férias de 20 para 30 dias, tal como os demais trabalhadores empregados

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A Associação Comercial do Rio de Janeiro propôs a criação de uma lei que simplifique a relação de emprego entre empregadores pessoas físicas e empregados domésticos. A proposta cria maior proteção a estes empregadores que, por não serem empresários, muitas vezes não tem intimidade com a legislação trabalhista.

Enquanto a proposta é analisada pelo Ministério do Trabalho, outros quatro projetos de lei, de autoria do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), tramitam na Câmara dos Deputados. O objetivo principal é melhorar as condições do trabalho doméstico no país, atualizando a legislação que, em muitos casos, está ultrapassada, segundo informou o deputado.

Férias estendidas

Entre as propostas do deputado está a que equipara as férias dos domésticos às férias a que tem direito todos os demais trabalhadores. Pela lei em vigor, os domésticos têm direito a apenas 20 dias de repouso remunerado, enquanto os demais podem gozar de 30 dias de férias.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o deputado, a relação de emprego doméstico funciona como uma outra qualquer, de forma que sua idéia é igualar esse direito, sem impedir a geração de novos postos de trabalho.

Diaristas também teriam seus direitos

Por sua vez, as diaristas também poderão ter seus direitos ampliados no que depender do deputado. A proposta visa a regulamentação do trabalho destes profissionais. “Ainda é grande no Brasil a informalidade no emprego doméstico, o que acarreta, a longo prazo, prejuízos irreparáveis ao empregado e à própria Previdência Social”, segundo o deputado.

O pagamento seria feito de acordo com a jornada de trabalho estabelecida, que seria de 25 horas semanais. Sendo assim, o salário da diarista não poderia ser inferior ao valor resultante da multiplicação das horas trabalhadas por mês pelo valor do salário mínimo por hora. Neste caso, divide-se o valor do mínimo por 220 horas mensais.

Continua depois da publicidade

Vizinhos parceiros

Já é muito comum que uma pessoa preste serviço a residências muito próximas uma das outras. Aproveitando a prática, Valverde propôs também que vizinhos contratem juntos o mesmo empregado. Além de compartilharem a prestação dos serviços, dividiriam também a responsabilidade pelas obrigações contratuais trabalhistas e previdenciárias.

Por último, outro projeto do deputado pretende garantir que o patrão recolha a contribuição previdenciária do trabalhador, obrigatoriamente, e forneça ao empregado cópia da guia de recolhimento. As propostas estão sendo analisadas pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e depois seguem para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Redação. A informação é da Agência Câmara.