Atenção investidor: a partir desta terça, Wall Street passa a “abrir uma hora mais cedo”

Fim do horário de verão diminuiu o "delay" para a bolsa norte-americana, que agora abre ás 11h30, horário de Brasília

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – É comum falarem no mercado que a bolsa brasileira só abre de verdade quando Wall Street inicia os negócios. Isso acontece porque hoje, os investidores estrangeiros na B3 respondem por cerca de 46% do volume negociado. E levando isso em conta, a partir desta terça-feira (19) este horário irá mudar.

Isto porque o horário de verão no Brasil se encerrou no último domingo, o que reduz a diferença de horário entre São Paulo e Nova York (onde estão localizadas as bolsas de valores) de três para duas horas.

Portanto, se até semana passada o mercado brasileiro tinha uma liquidez mais fraca por duas horas e meia, com Wall Street abrindo às 12h30 (horário de Brasília), agora este tempo cai para uma hora e meia, com a bolsa norte-americana iniciando os negócios às 11h30 e fechando às 18h.

Continua depois da publicidade

A mudança não teve início nesta segunda por ser feriado de Dia do Presidente.

Vale ressaltar ainda que o funcionamento da B3 segue das 10h até 18h, sendo que o fim deste horário estendido da bolsa brasileira só irá ocorrer em 11 de março, quando começa o horário de verão nos Estados Unidos.

Por fim, a diferença de horário para as bolsas europeias também mudou, aumentando em uma hora.

Continua depois da publicidade

Com isso, a FTSE 100 de Londres passa a funcionar das 5h até 13h30, no horário de Brasília, mesmo horário do mercado alemão e espanhol. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.