Sou contrário a qualquer taxação sobre o agronegócio, diz ministro

Blairo Maggi critica possibilidade de retirada da Lei Kandir

Datagro

Publicidade

Durante o anúncio de pré-custeio da safra 2018/19, o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi criticou a possibilidade de retirada da Lei Kandir, que isenta de ICMS produtos destinados à exportação. Na ocasião, Maggi fez um apelo ao presidente da República, Michel Temer. 

Fim da Lei Kandir pode prejudicar agricultores brasileiros, diz Maggi (Foto: Appa)

“Estão querendo taxar o agronegócio em diversos estados. Não façam isso, não mexam com o agricultor, porque é ele que dá sustentação ao país. Portanto, fica presidente um alerta a vossa excelência, também ao ministro da Fazenda (Henrique Meirelles). Minha posição é contrária a qualquer taxação ou criação de qualquer novo imposto sobre o setor que mais dá certo no Brasil”.

Sobre o montante de crédito liberado para a safra, o ministro disse que os recursos ajudam produtores rurais a comprar insumos em melhores condições de negociação. No entanto, Maggi disse estar preocupado com a renda do produtor rural. “Infelizmente, nos últimos anos, ao mesmo tempo em que o produtor vem crescendo em produtividade e eficiência, em uso de tecnologia, as suas margens têm ficado cada vez menores.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: É inaceitável a proposta de fim da Lei Kandir, diz CNA