Decisão de Trump pode ser uma “declaração de guerra” no Oriente Médio, afirma diplomata britânico

Presidente dos EUA anunciará nesta quarta-feira a mudança da embaixada do país em Israel de Tel Aviv para Jerusalém

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciará nesta quarta-feira (6) a mudança da embaixada do país em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, gesto que equivale a uma declaração de guerra contra os muçulmanos, segundo afirmou Manuel Hassassian, representante diplomático da Autoridade Palestina no Reino Unido.

“Ele está declarando a guerra no Oriente Médio, ele está declarando guerra contra 1,5 bilhão de muçulmanos e centenas de milhões de cristãos que não vão aceitar os santuários sagrados estejam totalmente sob a hegemonia de Israel”, afirmou Hassassian em entrevista à rede britânica BBC. “Se Trump disser que Jerusalém é a capital de Israel, significa um beijo de morte para a solução de dois estados”, completou.

Segundo as informações, o presidente norte-americano já informou aos principais líderes árabes sua decisão em reconhecer Jerusalém como capital de Israel, que não ficaram satisfeitos com a decisão. O presidente palestino, Mahmoud Abbas, já fez o alerta: “a decisão [de Trump] pode gerar consequências perigosas para a paz, segurança e estabilidade na região e no mundo”. Como reação imediata, facções palestinas na Cisjordânia convocaram nesta terça-feira três dias de protestos contra a possível decisão de Trump de transferir sua representação diplomática de Tel Aviv para Jerusalém.