Americano leva prêmio Nobel de Economia

Richard H. Thaler foi considerado pioneiro em aplicar a psicologia ao comportamento econômico

Mariana Zonta d'Ávila

Richard Thaler, prêmio Nobel de Economia em 2017

Publicidade

SÃO PAULO – Richard H. Thaler foi o vencedor do Prêmio Nobel de Economia 2017, anunciado nesta segunda-feira (9). O americano, professor de ciência comportamental e economia na Universidade de Chicago, foi considerado pioneiro em aplicar a psicologia ao comportamento econômico, mostrando como as pessoas tomam decisões financeiras, muitas vezes, rejeitando a racionalidade. 

Para a Academia, a pesquisa teórica e experimental de Thaler tem sido muito importante. Ele mostrou, por exemplo, como a preocupação dos consumidores impedem que as empresas aumentem os preços em períodos de grande demanda, mas não em épocas de alta dos preços. 

Thaler também deu foco à observação antiga de como é difícil manter as promessas de Ano Novo. “Ele mostrou como analisar os problemas de autocontrole utilizando o modelo de planejamento x ação, que é similar ao sistema utilizado por psicólogos e neurocientistas para descrever a tensão interna entre os planejamentos de longo prazo e as ações de curto prazo”.  

Continua depois da publicidade

“Eu acho que o impacto mais importante é o reconhecimento de que agentes econômicos são humanos e modelos econômicos precisam incorporar isso”, disse o professor ao telefone, quando aceitou o prêmio.