Singapura eleva em 1,5 ponto percentual projeção para crescimento do PIB

Revisão anima formuladores de políticas a remover estímulos da economia; previsão para inflação ao fim de 2010 diminui

Luis Madaleno

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do Comércio de Singapura anunciou nesta sexta-feira (19) um aumento nas projeções para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano. Com isso, as previsões – antes na casa dos 5% – agora apontam para uma elevação de 6,5%. 

No acumulado de 2009 o resultado foi de uma contração de 2,0%, sendo que durante o último trimestre do ano houve uma expansão de 4,0% em bases anuais. 

A “recuperação global que se iniciou no terceiro e quarto trimestre de 2009 têm acumulado momentum e irá se fortalecer durante a primeira metade de 2010”, afirmou o governo do país, disparando ainda que durante o segundo semestre deste ano e o ano de 2011 deve continuar tendo diversos fatores que “lançaram uma sobra no panorama” do período. 

Continua depois da publicidade

Remoção de estímulos
O dado tem sinalizado aos formuladores de políticas evidências de que a recuperação econômica da região encontra-se em curso, animando-os quanto à remoção das medidas de estímulos implantadas durante a crise global. 

O temor da ilha agora recai sobre o passado, uma vez que apenas na última década ocorreram três recessões em sua economia, alarmando o governo a adotar medidas que visem o crescimento sustentável do país. Uma delas seria incentivar o setor de serviços. 

Inflação
Além da elevação nas projeções do PIB, o governo revisou também a inflação ao fim de 2010, que passou de uma faixa entre 2,5% e 3,5% para uma que oscila entre 2,0% e 3,0%.